Em uma iniciativa inédita, a Associação Brasileira de Municípios em parceria com o Ministério da Cultura, promoveu em 2014 o Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura. O evento contou com a presença de centenas de gestores da área, prefeitos e técnicos co ministério e resultou na elaboração da Carta de Brasília para a Cultura, através da qual os participantes reivindicam o apoio dos três níveis de governo para fortalecer as políticas culturais. Devido ao sucesso da iniciativa, a ABM dará continuidade às discussões em 2015, através de encontros nas cinco regiões do país, paralelos aos Encontros Regionais de Municípios.
No último dia 20, o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu Pereira, participou de reunião com Marcos Cordiolli, Secretário de Cultura de Curitiba e ex-presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura de Capitais e Regiões Metropolitanas, que participou da coordenação dos debates do encontro nacional.
Eduardo apresentou a proposta de realização dos Encontros Regionais de Gestores Municipais de Cultura e definiu a realização da edição da região Sul em Curitiba nos dias 22 e 23 de setembro. “O Marcos tem cumprido um papel importante na articulação dos gestores de Cultura e colaborou muito com os debates do Encontro Nacional. Portanto o empenho dele e da cidade de Curitiba são fundamentais para a mobilização da região Sul”, avalia o presidente.