O presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, participou no dia 17 de abril, de uma reunião com a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. O objetivo do encontro foi propor uma parceria com o órgão em forma de cooperação, com o objetivo de potencializar as diretrizes do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.
Na ocasião Eduardo apresentou as propostas e linhas de atuação da ABM, destacando sua atuação na oferta de capacitação e assistência técnica aos municípios e demonstrou a intenção da entidade em formar técnicos e gestores municipais que lidam com as mulheres nos municípios. “Queremos inserir as Prefeituras de forma mais efetiva no Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, pois são os profissionais que atuam nos municípios que atendem diretamente as vítimas”, explicou.
Para ele, a capacitação desses profissionais sobre como lidar com as mulheres que sofrem violência e também identificar casos é fundamental para que as políticas de enfrentamento avancem e conquistem resultados mais expressivos. “Além da formação dos servidores que atuam direta e indiretamente nessa área também podemos trabalhar no sentido de sensibilizar os prefeitos para a implantação de órgãos e aparelhos de apoio às mulheres vítimas de violência”.
A Ministra Eleonora Menicucci concordou com a análise do presidente. “É nos municípios que as coisas acontecem e a parceria com a ABM pode nos ajudar a profundar as políticas do ministério, pois a entidade tem condições de aproximar nosso dialogo com as Prefeituras”, avalia.