O presidente da Associação Brasileira de Municípios participou na última quarta-feira (12), do Encontro de Gestores Municipais promovido pela AMUNES (Associação dos Municípios do Espírito Santo), com o lema “Desafios para 2014”. Ele compôs a mesa de abertura e representou a ABM em diversas mesas de debate, que reuniram autoridades como o Governador Renato Casagrande; o presidente da entidade, Dalton Perim; e o vice-presidente Leonardo Deptulsky.
Eduardo participou da mesa “Relação dos órgãos de controle com os municípios”, com representantes do Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas e falou sobre a questão da judicialização da gestão. “A judicialização da gestão municipal tem sido um grande desafio, pois o Ministério Público e a Justiça definem quando a Prefeitura deve comprar remédios de alto custo, ou oferecer um número maior de vagas em creche, sem avaliar o quadro financeiro da administração municipal e os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Durante o evento ele divulgou o Encontro Nacional de Municípios, que será realizado nos dias 18 e 19 de março em Brasília e discutiu formas de parceria com a AMUNES. “Tivemos uma recepção muito boa no Encontro de Gestores Municipais e a ABM vai trabalhar para estreitar o diálogo com a AMUNES”.