A Associação Brasileira de Municípios realizará nos dias 18 e 19 de março o Encontro Nacional de Municípios – Desafios e possibilidades para 2014. O evento será realizado no Espaço de Eventos Brasil 21, em Brasília, e reunirá prefeitos e prefeitas, gestores (as) municipais e demais agentes do municipalismo. O objetivo de encontro é discutir a agenda das cidades brasileiras para 2014 e o aprimoramento do pacto federativo. “A ABM proporcionará um espaço de diálogo entre municípios e Governo Federal para apresentarmos as demandas de 2014 e obtermos informações sobre os investimentos e projetos da União”, diz Eduardo Tadeu Pereira, presidente da ABM.
Ministros e autoridades estão confirmando presença no evento, entre eles Arthur Chioro (Saúde), Miriam Belchior (Planejamento), Tereza Campello (Desenvolvimento Social); Marta Suplicy (Cultura); Ideli Salvati (Relações Institucionais); o ex-ministro da Cultura e secretário de cultura de São Paulo, Juca Ferreira; o subchefe de Assuntos Federativos, Olavo Noleto; entre outras autoridades.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet na página http://encontronacional2014.abm.org.br ou pelo telefone 61 3043-9903 . O Encontro Nacional de Municípios terá mesas temáticas sobre assuntos de relevância no cotidiano dos municípios brasileiros. A programação prevê debates sobre desenvolvimento local, Programa Mais Médicos, Planos de Saneamento e Resíduos Sólidos, perspectivas de investimentos do PAC em 2014, PMAT, SICONV, Desburocratização de Convênios, dentre outros. “O nosso desafio é garantir que todos os programas e convênios sejam plenamente executados, mesmo em ano eleitoral”, informa o presidente da ABM.
Além dos debates, o Encontro terá a Expo Municípios, um espaço de exposição com empresas e entidades vinculadas à pauta municipalista; mesas de atendimento dos Ministérios; e comemoração aos 68 anos da ABM, entidade municipalista do Brasil. “Em sua trajetória a ABM conquistou muitos avanços através da luta municipalista. Esse é um momento de celebrar a história e reforçar as nossas bandeiras”, afirma Eduardo.
O evento está atraindo o interesse de prefeitos e gestores de todo o Brasil. A página de inscrições já registrou confirmação de participantes de todas as regiões do País. Representantes de Prefeituras dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Pará, Tocantins, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná, Pernambuco, Piauí, Amazonas, Goiás, Roraima, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Ceará, Minas Gerais e Alagoas já efetuaram a inscrição.
Orientação dos Ministérios
Os prefeitos e gestores municipais que participarem do Encontro Nacional de Municípios terão a oportunidade de acessar diretamente os técnicos dos Ministérios para tirar dúvidas e buscar informações sobre os projetos desenvolvidos em parceria com o Governo Federal. A iniciativa foi viabilizada através de parceria entre a Associação Brasileira de Municípios (ABM), responsável pelo evento, e a Subchefia de Assuntos Federativos (SAF) da Presidência, que organizará mesas de atendimento com os Ministérios a Saúde/FUNASA, Educação/FNDE, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Agrário, Cidades, Planejamento/PAC e Cultura, nos mesmos moldes dos Encontros Estaduais com Prefeitos e Prefeitas, promovidos ao longo de 2013.
Com essa parceria, a ABM e o Governo Federal facilitarão a comunicação entre as Prefeituras e as pastas de maior impacto na vida dos municípios. “O ano de 2014 seguirá as restrições do calendário eleitoral, portanto, é importante dar encaminhamento aos projetos até junho e essa será a oportunidade dos prefeitos e gestores dialogarem diretamente com os ministérios para tirar dúvidas e resolver pendências”, explica o presidente da ABM.
O evento conta com patrocínio do BNDES, Caixa Econômica Federal; SEBRAE; Correios, Petrobrás, TIMWE e Banco do Brasil.