A ABM participou nesta quinta-feira (22), no Palácio de Planalto, da instalação da Câmara Técnica 2 do Conselho da Federação, intitulada “Desenvolvimento Econômico Sustentável e Mudanças Climáticas”. A entidade foi representada pelo prefeito de Cordeirópolis/SP e vice-presidente da ABM, Adinan Ortolan, e pelo diretor executivo Eduardo Tadeu. A vice-presidente em Inovações em Gestão Pública, Solange Brasil, e o internacionalista Rodrigo Führ, representantes da ABM na pasta, também participaram do encontro.
Na ocasião, o vice-presidente Adinan Ortolan ressaltou a importância do diálogo coordenado entre os municípios e demais esferas de governo, trabalho realizado pelo Conselho de Federação, principalmente para minimizar os impactos das mudanças climáticas. “A ideia de um “Conselho da Federação”, com esse nome, foi proposta da ABM à equipe de transição do governo. A ABM tem a sustentabilidade como um dos eixos de atuação: coordena o Help Desk do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia para as Américas (do Canadá ao Chile) e participa da coordenação no Brasil desse Pacto, junto com ICLEI, FNP e Instituto Alziras”, pontuou.
“As mudanças climáticas afetam diretamente o cotidiano dos cidadãos, seja por meio de desastres naturais ou pela conscientização da população. Cordeirópolis, como signatária do Pacto, está avançando na construção de um Plano Local de Ação Climática. Para cumprir esse papel, os municípios contam com o apoio fundamental dos demais entes federados, especialmente do Governo Federal, e a ABM desempenha um papel crucial nesse contexto.”
Além disso, o prefeito ressaltou a necessidade de redução de custos no setor público. Ele enfatizou a importância da adoção de energias limpas e renováveis, como veículos híbridos, elétricos e energia fotovoltaica. Essas medidas contribuirão para a minimização de custos e o desenvolvimento sustentável. Outra sugestão levantada foi a monetização do crédito de carbono. “Ouvimos muito sobre o assunto, mas parece distante dos governos municipais e estaduais. Precisamos monetizar algo que o Brasil é forte: energia renovável. A economia verde é algo que nós temos muito forte!”, afirmou Adinan.
Presente no encontro, o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, apresentou o sistema de Cell Broadcast implementado pelo governo para prevenção de desastres. Como próximo passo, a ABM buscará apoio junto à Secretaria para melhorar a capacidade institucional dos municípios, a fim de proporcionar meios para a redução de desastres e auxílio às comunidades afetadas.
Além disso, a Secretária Nacional de Mudança do Clima, Ana Toni, ressaltou a urgência da cooperação federativa para o sucesso das iniciativas brasileiras para adaptação e mitigação climática. Na ocasião, saudou o Conselho da Federação como espaço de articulação, junto ao Comitê Interministerial, para implementação do Plano Clima 2024-2035, convidando também os municípios à preparação para a COP 30, que será sediada em Belém.