O Desafio das Cidades na Hora do Planeta, do WWF, oferece às Prefeituras a oportunidade de inspirar o desenvolvimento local sustentável em todo o mundo. O Desafio 2014/2015 está lançado em 18 países e as cidades brasileiras têm a oportunidade de participar a partir de suas ações.
Para essa rodada o tema é, como na rodada anterior, como estão sendo desenvolvidas iniciativas urbanas em todos os setores, de energia, transportes, gestão de resíduos e construções para a transição em direção a cidades de baixo carbono e com 100% de energias renováveis ?nas próximas décadas.
No último ano, 163 cidades de 14 países participaram do Desafio. Assim como nas edições anteriores, a relatoria das ações das cidades será realizada através do Registro Climático de Cidades carbonn, plataforma gerenciada pelo ICLEI. As cidades que já relataram suas ações no Registro precisam apenas completar com qualquer informação nova/adicional. Acesse aqui a planilha de relatoria offline em português do carbonn.
Para fomentar a capacitação de cidades com essa visão, as cidades interessadas poderão participar de um treinamento que será oferecido no dia 26 de agosto, em Brasília, sobre os passos para o desenvolvimento urbano de baixo carbono, como identificar as ações que a cidade já tem e que contribuem para isso e por que e como relatar de forma transparente o que a cidade está fazendo. Dentre as cidades que se registrarem no Desafio até o dia 15 de agosto, serão selecionadas 15 para receberem passagens aéreas para envio de um representante ao treinamento.
Todas as cidades participantes poderão expor as ações relatadas em área de exibição de um evento nacional sobre cidades e mudanças climáticas que acontecerá ainda em 2014.
Interessado? Tire suas dúvidas sobre o desafio participando do webinar no dia 5 de agosto às 14:00 (horário de Brasília). Registre-se aqui.
Para mais informações acesse o Convite completo e Instruções aos candidatos.
Hora do Planeta: O Desafio das Cidades: http://www.wwf.org.br/
Desafio da Hora do Planeta nas Cidades – as cidades que estão fazendo mais do que apagar as luzes!