A partir de 2015 a ABM passará a ter novos interlocutores no Congresso e nos estados, com a eleição de alguns de seus sócios eméritos e ex-diretores. Raimundo Angelim, Luiziane Lins e Helder Salomão, que foram condecorados com o título em 2014, se elegeram deputados federais e Zeca Dirceu, que também já integrou a diretoria da entidade, foi reeleito à Câmara Federal. O sócio emérito Paulo Hartung é o novo governador do Espírito Santo.
Moema Gramacho, que foi vice-presidente da ABM até 2012, no mandato que antecedeu o de Eduardo Tadeu Pereira, também ocupará uma vaga como deputada federal no próximo ano. Ela e Iran Lima, eleito deputado estadual no Pará, deixaram seus cargos na diretoria da entidade para cumprir a legislação eleitoral e participar do pleito.
Para o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, o resultado é bastante positivo para a ABM. “Criamos o título de sócio emérito com o objetivo de envolver agentes importantes do movimento municipalista nas lutas e atividades diárias da ABM. Aqueles que foram eleitos para o Congresso terão o importante papel de abrir canais de diálogo para nossa entidade em discussões que interferem na gestão dos municípios”, afirma citando como exemplo a definição dos pisos salariais e a definição de prazos a serem cumpridos pelas Prefeituras, como o de encerramento dos lixões.
Ele também celebrou a eleição de Paulo Hartung ao governo d0 ES e de Iran Lima, como disputado estadual no Pará. “Um dos objetivos do meu mandato à frente da ABM é aproximar a entidade dos estados e ter esses novos interlocutores será fundamental para estreitar esse tipo de relação”.