O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou que no primeiro ano do Plano Nacional de Educação, 90% dos estados e municípios já elaboraram leis baseadas nas metas e nos objetivos estipulados pelo PNE. O ministro participa de seminário da Comissão de Educação que discute “O PNE e o Futuro da Educação”. O objetivo é avaliar o primeiro ano de vigência do plano (PNE – Lei 13.005/14).
Ribeiro defendeu que a educação só vai avançar se o PNE for executado. Ele ressalta que há muitos desafios a serem cumpridos:“Precisamos assegurar a alfabetizção na idade certa, repensar o ensino médio e a evasão na segunda etapa do ensino fundamental”.
Para o ministro, o lema do governo, “Pátria educadora”, está acima de diferenças ideológicas: “A ideia de pátria educadora vai além das diferenças partidárias, de gênero, de etnias, de religião. Todas as diferenças podem conviver. Mesmo nos conflitos, temos o objetivo de melhorar a educação no País”.
O presidente da Comissão da Educação, Saraiva Felipe (PMDB-MG), ressaltou a importância de a Câmara de monitorar a execução do PNE. O parlamentar também ressaltou que as medidas do ajuste fiscal proposto pelo governo não devem impedir a implementação das metas do plano.
Fonte: Câmara Notícias
Créditos Imagem: Câmara