Em 2014, 98,7% das prefeituras desenvolveram algum tipo de ação, programa ou projeto de inclusão produtiva, tanto na área urbana – com maior foco na qualificação ao mundo do trabalho – como na área rural, onde se atua para fortalecer a produção dos agricultores familiares. Os dados foram apresentados na quarta-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no suplemento Inclusão Produtiva, que contém informações coletadas pelas pesquisas de Informações Básicas Municipais (Munic) e Estaduais (Estadic).
Além das prefeituras, todos os governos estaduais também informaram realizações iniciativas de inclusão produtiva. O resultado mostra que o tema está inserido no dia a dia da gestão pública para apoiar a superação da pobreza em todo o país. Estudo semelhante feito pela Munic, em 2002, indicava que 72,5% das prefeituras executavam algum tipo de qualificação profissional e 64,7% possuía ações de geração de trabalho e renda.
Na área rural, 96,9% das prefeituras realizaram alguma ação para aumentar a capacidade produtiva das famílias agricultoras e ampliar a entrada de seus produtos nos mercados consumidores. A compra de alimentos para a merenda escolar e por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi a atividade de maior destaque, sendo desenvolvida por 84,3% das gestões municipais. E 17,5% fizeram a aquisição de produtos para atender a demandas regulares de restaurantes universitários, presídios, hospitais, entre outros.
Outras iniciativas importantes foram a assistência técnica e extensão rural (em 78,8% dos municípios e por todos os governos estaduais), o fomento a atividades produtivas (em 75,2% das prefeituras e também em todos os estados) e a aquisição ou empréstimo de tratores e implementos agrícolas. Esta atividade foi desenvolvida por 66,8% das cidades e em 24 estados.
Qualificação
A oferta de cursos de qualificação ou capacitação profissional foi a ação mais citada pelas prefeituras para garantir à população acesso ao mercado de trabalho, sendo realizada por 86,4% delas. Além disso, 25 governos estaduais disponibilizaram cursos. A mobilização e sensibilização da população para participar de cursos de qualificação foram realizadas por 77,6% das gestões municipais e por todos os estados.
Fonte: Portal Federativo