A Secretaria Municipal da Saúde e o Instituto da Mulher e Medicina Fetal de Curitiba (IMMEF) realizam no próximo sábado (01) um mutirão de ecografias obstétricas e transvaginais em 200 usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as pacientes, estão gestantes no primeiro trimestre de gravidez acompanhadas pelo Programa Mãe Curitibana/Rede Cegonha e mulheres encaminhadas pelos médicos das unidades básicas para fazer a ecografia transvaginal.
O coordenador do Programa Mãe Curitibana, Wagner Barbosa Dias, explica que as pacientes são selecionadas conforme os critérios de encaminhamento das unidades básicas de saúde. “Este é o terceiro ano que realizamos a parceria com o Immef, o que nos permite maior agilidade na realização dos exames e, graças à qualidade dos equipamentos, a satisfação das usuárias é muito grande”, comenta. Todas as pacientes serão atendidas com hora marcada.
Os resultados dos exames feitos no Immef serão encaminhados ao Mãe Curitibana e, conforme o laudo, as gestantes serão chamadas às unidades de saúde e, em casos mais complexos, devem passar por atendimento no Hospital de Clínicas ou Evangélico.
A iniciativa faz parte de um projeto social do instituto e que só pode viabilizado graças à parceria com a Prefeitura. Médicos e outros funcionários atuam voluntariamente no mutirão, para proporcionar um atendimento altamente especializado a essas pacientes.
Exames
As gestantes que realizam pré-natal pelo Programa Mãe Curitibana passam por, pelo menos, sete consultas pré-natal e realizam diversos exames de rotina durante os nove meses de gestação, entre eles para identificar doenças como sífilis, AIDS, toxoplasmose, anemia, infecção urinária, além de exames de imagem específicos.
A oferta dos exames pelo Immef acelera o atendimento às gestantes e outras pacientes atendidas pela Prefeitura. Aquelas que não forem chamadas neste momento também terão direito a fazer as ecografias, que são realizadas pelos prestadores de serviços do SUS em Curitiba.
Fonte: Prefeitura de Curitiba