A Associação Brasileira de Municípios (ABM) solicitou nesta terça-feira (17), em reunião extraordinária da câmara técnica do Conselho da Federação, realizada no Palácio do Planalto, uma reunião urgente do Pleno para discutir a grave situação dos incêndios e a crise climática no Brasil.
Representando a ABM, o vice-presidente de Relações Institucionais, Gilmar Dominici, destacou a necessidade de uma ação conjunta entre os estados, os municípios e o Governo Federal, com a participação do presidente da República.
“Diante da gravidade do problema, sugerimos que a questão seja priorizada em uma reunião do Pleno do Conselho da Federação”, afirmou Dominici. “Acreditamos que este fórum, que reúne os entes federados, é o espaço ideal para discutirmos procedimentos, normas e ações que contribuam para mitigar os efeitos desse desastre ambiental que assola diversas regiões do país.”
A ABM manifestou preocupação com a intensificação dos incêndios e seus impactos socioambientais, e defende que uma ação coordenada entre os entes federativos é fundamental para enfrentar esse desafio.