O Programa Cidades Sustentáveis (PCS), lançou no dia 14 de abril o Guia de Indicadores para a Gestão Pública. O documento foi produzido a fim orientar e estimular os gestores e técnicos das prefeituras a utilizar dados e indicadores como instrumentos de gestão e planejamento nos municípios, em um período importante de elaboração do Plano Plurianual (PPA).
Os municípios brasileiros têm um desafio importante no começa das novas gestões: elaborar o Plano Plurianual (PPA). Prefeitos e prefeitas eleitos em 2020, apresentaram a sociedade uma proposta política para seu governo, agora devem ser capazes de transformar esse compromisso em Programas e Planos de médio e longo prazos da Administração Pública, com Diretrizes, Metas e indicadores. Esse desafio se materializa na elaboração do PPA, previsto no artigo 165 da Constituição Federal.
Em março, foi realizado o webinário Capacitação ABM: Planejando a Elaboração do PPA, em parceria com a Usideia, cuja a integra da atividade está disponível na TV ABM no Youtube pelo link https://youtu.be/xdouWcH2Cmo
O Guia de Indicadores reúne diversas informações de como utilizar os indicadores, desde suas características gerais, aplicações básicas, tipos e classificações, até as principais fontes disponíveis nas esferas locais, estaduais e federal. O guia ainda expõe a importância dos dados abertos para gerar transparência, na prestação de contas e controle social, além do uso de indicadores em ferramentas como os diagnósticos locais, Plano de Metas e Mapa da Desigualdade.
Ainda no documento é apresentado os 12 eixos e 260 indicadores do PCS, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O guia tem como objetivo incentivar e capacitar os gestores públicos na utilização desses instrumentos no seu dia a dia de trabalho, de modo que contribuam para um modelo de desenvolvimento que atenda às necessidades da população.