A prefeita de Cardeal da Silva (BA) e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, assinou durante o Congresso Nordestino de Municípios, o termo de filiação à ABM, reforçando a parceria entre as entidades. Com 50 anos de tradição no movimento municipalista, a UPB homenageou a ABM no seu último aniversário pela parceria desde sua criação.
O diálogo da ABM com as entidades estaduais e uma maior presença nos municípios trouxe novas filiações nos últimos meses. Também durante o Congresso Nordestino de Municípios, o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) e prefeito de Machadinho D’Oeste, Mário Alves, reafirmou sua parceria com a entidade e assinou o termo de filiação, assim como o prefeito de Curaçá/BA.
Recentemente o presidente da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ) e prefeito de Sapucaia, Anderson Zanon; e o tesoureiro da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e prefeito de Cumaru, Eduardo Tabosa, visitaram a sede da ABM em Brasília e também se filiaram.
De acordo com o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, a parceria com as entidades estaduais é fundamental para a aproximação do diálogo com os municípios de todas as regiões e é uma meta da entidade para a viabilização de projetos de capacitação de técnicos e gestores municipais. “Hoje uma das maiores dificuldades dos municípios é a falta de capacidade técnica para elaborar projetos e captar recursos. Queremos levar qualificação aos servidores municipais e, para isso, queremos o apoio das entidades estaduais, desenvolvendo as atividades de forma regionalizada”.