O prefeito de São Leopoldo-RS, Ary Vanazzi, presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), participou, nesta terça-feira (31), da primeira assembleia e posse da diretoria do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), organizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Vanazzi considera a iniciativa importante para o avanço do processo de vacinação nas cidades.
Na opinião do presidente da ABM, a formação do primeiro Consórcio Público para compra da vacina é um exemplo da capacidade de mobilização dos municípios brasileiros. Mas acrescenta que é necessário “insistir na possibilidade de o governo federal liberar os municípios e Estados para adquirirem os imunizantes sem requisitar os volumes negociados. Somente assim teremos garantia de avançar”, destacou.
A diretoria do consórcio será presidida pelo prefeito de Florianópolis/SC, Gean Loureiro; o 1º vice-presidente, Edmilson Rodrigues, prefeito de Belém; e a 1ª vice-presidente Cinthia Ribeiro, prefeita de Palmas. Ao todo, a diretoria é formada por 15 prefeitos O Conectar conta com a adesão de mais de 1,8 mil municípios, com projetos de lei aprovados em suas Câmaras Municipais e com a manifestação de interesse de mais de 2,6 mil municípios, sendo 25 capitais.
A ABM lançou no final de janeiro a campanha institucional “Cadê a Nossa Vacina?” primeira iniciativa institucional, de entidade representativa dos municípios, para pressionar o governo federal a garantir a quantidade de vacinas necessárias para a imunização da população brasileira.
“As prefeituras estão preparadas para colocar em prática o Plano Nacional de Imunização, precisamos garantir as doses necessárias. Iniciativa como a formação do Consórcio é muito importante”, concluiu Vanazzi.