O embaixador André Aranha Corrêa do Lago foi anunciado nesta terça-feira (21) presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025. Sua vasta experiência diplomática e seu profundo compromisso com a agenda climática são vistos como um sinal positivo para as cidades brasileiras, que esperam ter suas demandas amplificadas no cenário internacional.
A Associação Brasileira de Municípios (ABM) celebra o anúncio e reafirma seu compromisso em fazer da COP30 a “COP das cidades”. A entidade se compromete a trabalhar em estreita colaboração para garantir que as cidades brasileiras tenham uma voz ativa nas negociações climáticas, destacando a importância das agendas de mitigação e adaptação para os municípios.
Em recente encontro com a ABM (foto), realizado no dia 10 de janeiro, o recém-nomeado presidente da COP30 reforçou o compromisso do governo brasileiro em dar protagonismo às cidades nas negociações climáticas globais. “A agenda de cidades e clima será central na COP30”, afirmou o embaixador Corrêa do Lago. “O governo brasileiro está empenhado em assegurar que nossas cidades tenham um papel de destaque nessa discussão”, completou.
Durante a reunião, também foram discutidas iniciativas como a Coalizão CHAMP e o Conselho da Federação, que visam fortalecer a articulação climática no Brasil. A ABM destacou a importância desses mecanismos para garantir que as demandas das cidades sejam levadas em consideração nas políticas climáticas.