Dando continuidade à visita que realizam a Austrália e Nova Zelândia, os vencedores da 8ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tiveram a oportunidade de conhecer, na semana passada, experiências bem sucedidas de apoio aos pequenos no município de Bankstown e no Sydney Olimpic Park.
Em Bankstown, região metropolitana localizada a 20 km ao sudoeste de Sidney, na Austrália, a comitiva foi recepcionada pela prefeita local, Linda Downey. Aos prefeitos, a administradora municipal destacou o fato de que o Conselho Municipal mantém o Bankstown Business Advisory Service para assegurar um serviço de suporte às empresas.
Esse organismo presta assistência e consultoria referentes à operacionalização, gestão e expansão dos negócios. Conta com especialistas no aconselhamento nas áreas de planejamento, análise de regulamentações, financiamento, vendas e relações com os clientes.
A economia da região é baseada na indústria de aviação, engenharia e manutenção do aeroporto de Bankstown. Outras atividades econômicas são operações industriais, serviço público e setor de varejo.
Em seguida, houve um almoço dos prefeitos com empresários locais.
“Percebemos que há um potencial muito grande na relação entre Brasil e Austrália”, observou a coordenadora nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, Denise Donati, da Unidade de Políticas Públicas (UPP).
“A Austrália se mostrou perceptiva e aberta a receber empresários brasileiros com ideias inovadoras”,
Centro olímpico
O município conta ainda com a Library & Knowledge Centre, que foi também visitada pela comitiva. Inaugurada em abril deste ano, a biblioteca foi projetada pelo arquiteto de renome internacional Francis-Jones Morehen Thorp com base nos melhores critérios de sustentabilidade.
A comitiva visitou ainda o Sidney Olimpic Park Homebush, um grande complexo desportivo, cultural e de lazer, cuja área foi remodelada para os Jogos Olímpicos de 2000 realizados na Austrália. Estima-se que o centro olímpico sedie 5.000 eventos esportivos por ano.
De acordo com os expositores da área, a proposta é instalar uma minicidade em torno do Sidney Olimpic. Os futuros apartamentos da área estão praticamente todos vendidos. Atualmente, o Parque Aquático que abrigou as competições olímpicas é utilizado como academia de natação.
Durante a visita, os prefeitos foram informados de que os Jogos Olímpicos de Sidney deixaram um legado positivo para a cidade. Os habitantes herdaram ganhos urbanos, especialmente ambientais e em mobilidade. Entretanto a cidade não conseguiu manter os níveis de estímulo econômico e turístico impulsionados pelos jogos.
Na sexta-feira passada, os prefeitos visitaram o centro empresarial de Singleton, município de 24 mil habitantes localizado às margens do rio Hunter e no estado de New South Wales, Austrália. Em 2013, a cidade ganhou o Prêmio Nacional para Governos Locais por Excelência em Turismo.
O prêmio é ofertado pelo governo australiano para premiar as melhores iniciativas municipais em áreas como turismo, negócios, inclusão, reconhecimento indígena, entre outros, com o objetivo de disseminar boas práticas para o desenvolvimento regional na Austrália.Na cidade, a delegação foi recebida pelo prefeito John Martin e pela chefe de gabinete, Lindy Hyam. Na ocasião, o prefeito retribuiu a visita, condecorando os prefeitos brasileiros com uma condecoração para ocasiões especiais.
A economia local tem como base uma indústria diversificada. São atraídos para Singleton investimentos em comércio, indústria e imóveis residenciais principalmente pela localização e pela oferta de preços acessíveis e por contar com um governo local empenhado em fomentar os pequenos negócios e promover o desenvolvimento industrial.
Prêmio e Premiados
Criado em 2001, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem como objetivo incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal ao lado de quatro outros temas prioritários: educação, saúde, segurança e infraestrutura. É um incentivo para as prefeituras apostarem em soluções voltadas ao tema. A 8ª Edição do PSPE selecionou 124 projetos finalistas de um universo de 1.348 inscrições.
Os prefeitos vencedores convidados para a viagem são os seguintes com suas respectivas premiações como Melhor Projeto por Região e por categorias temáticas:
Melhor Projeto/Regiões
- Região Norte – Paulo Pombo Tocantins, de Paragominas – PA, Projeto: Paragominas Município Verde;
- Região Nordeste – Douglas Lucena Moura de Medeiros, de Bananeiras – PB, Projeto: Bananeiras Cidade Empreendedora;
- Região Centro-Oeste – Maurílio Ferreira Azambuja, de Maracaju – MS, Projeto: SIMPAF – Fortalecendo a Agricultura Familiar através da Certificação de Qualidade;
- Região Sudeste – Vinicius Medeiros Farah, de Três Rios – RJ, Projeto: Três Rios Cidade Empreendedora;
- Região Sul – Nestor Tissot, de Gramado – RS, Projeto: As Pequenas Empresas em Face do Maior Evento Natalino do Brasil: Natal Luz de Gramado;
Categorias Temáticas
- Mérito Empreendedor Consórcios Intermunicipais – Altair Cardoso Rittes, de Dionísio Cerqueira – SC , Projeto: Consórcio Intermunicipal da Fronteira: unindo forças para o desenvolvimento.
- Implementação da Lei Geral – Cícero Neco Morais, de Estreito – MA, Projeto: Lei Geral Promove o Desenvolvimento Local de Estreito;
- Compras Governamentais – Eduardo Medeiros Cabral, de Cristália – MG, Projeto: O Futuro é Agora
- Desburocratização – Charles Fernandes Silveira Santana, de Guanambi – BA (representado na viagem pelo secretário municipal Fabrício Lopes Rodrigues), Projeto: Guanambi: Cidade Empreendedora
- Pequenos Negócios no Campo – Ricardo Fávaro Neto, de Itaquiraí – MS. Projeto: Gereleite 1 – Fortalecendo o Homem do Campo
- Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos – José Rechuan Junior, de Resende – RJ, Projeto: A prática de esportes fomentando o desenvolvimento econômico através do turismo;
- Novos Projetos – Laurez da Rocha Moreira,de Gurupi – TO, Projeto: InovaGurupi – Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável