A prefeitura de São Paulo organiza parcerias com universidades da Capital para a ampliação de vagas em creches. A ideia é que as instituições de ensino colaborem com espaço físico para a instalação de equipamentos conveniados, custeados pela administração municipal. O objetivo da iniciativa é acelerar o atendimento à demanda por vagas para crianças de zero a três anos.
Segundo o prefeito Fernando Haddad, a meta da gestão é a criação em 2015 de 40 mil novas vagas em creches. De acordo com o secretário Gabriel Chalita (Educação), uma equipe da pasta está dedicada a dialogar com instituições de ensino superior como a Universidade Paulista (Unip), a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Universidade Nove de Julho (Uninove), a Pontifícia Universidade Católica (PUC) e as Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).
Por meio desta parceria, somente a Uninove ofereceu espaço para cinco unidades, em edifícios da instituição na Vila Maria, na Barra Funda, em Santo Amaro, na Liberdade e na Vila Prudente. Cada uma delas atenderá entre 200 a 400 crianças, em um total de cerca de 1500 vagas.
Em maio, o prefeito Fernando Haddad anunciou investimentos de R$ 61 milhões para agilizar a assinatura de convênios com entidades para a criação de novas vagas em creches. A construção de unidades enfrenta dificuldades como processos de desapropriação ou de licenciamento ambiental, falta de terrenos e o alto custo da terra. Por isso, a articulação entre o poder público e a iniciativa privada é uma estratégia para atender mais rapidamente a demanda.
Fonte: Prefeitura de São Paulo