A prefeitura de São Paulo cadastrou vários locais para o descarte de lixos na cidade. São mais de cem endereços, separados em cooperativas e ecopontos – que recebem volumes de entulho de até 1m³, grandes objetos, como móveis e resíduos recicláveis.
O horário de funcionamento dos ecopontos é de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. É possível obter informações sobre o funcionamento desses locais através do telefone 0800-7777156.
A cooperativa Coopermiti é conveniada à prefeitura de São Paulo e recebe o descarte de eletrônicos. No caso das lâmpadas usadas, a prefeitura recomenda a entrega em lojas de materiais de construção ou de iluminação.
Além dos ecopontos e cooperativas, há pontos de entrega voluntária (PEVs) espalhados pelos parques da cidade, postos de gasolina e áreas públicas. Os PEVs são contêineres verdes adesivados com orientações sobre o que pode ou não ser descartado. Os materiais depositados nas caixas são recolhidos por empresas de limpeza pública e levados para as centrais de triagem.
Fonte: Com dados da Folha de São Paulo