O presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, recebeu em seu gabinete a prefeita Dorinha, de Claro dos Poções (MG). Ela procurou a ABM para discutir o tema da judicialização da gestão pública e criminalização dos agentes públicos. Na ocasião também assinou o termo de filiação à entidade.
De acordo com a prefeita, as gestões municipais do norte de Minas Gerais estão sofrendo muita intervenção da justiça no cotidiano das Prefeituras, o que tem prejudicado o trabalho dos prefeitos e prefeitas. “Precisamos dialogar com as instituições da justiça sobre de que forma deve ocorrer essa relação com as administrações públicas. Estamos em situação de desmoralização na nossa região”, disse.
O presidente da ABM relatou que essa tem sido uma reivindicação recorrente entre os prefeitos e prefeitas e se comprometeu em articular conversas com o Ministério da Justiça, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Supremo Tribunal Federal, ATRICON (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil) , entre outros órgãos que podem mediar o debate e encontrar soluções para a questão.
Dorinha aproveitou a ocasião para se associar a ABM e, dessa forma, participar ativamente das lutas da ABM. “As associações municipalistas são um elo importante entre os governos municipais e demais entes federativos e a relação dos prefeitos com essas entidades encurta caminhos e também se traduz em força”, avalia.