A prefeita de Brasiléia/AC e diretora da ABM, Fernanda Hassem, disse que os maiores desafios dos municípios pequenos e médios no Brasil é o acesso ao crédito e a carência de profissionais capacitados tecnicamente para o desenvolvimento de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população. A afirmação foi feita em evento realizado na COP 26 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, encerrada na semana passada, ao participar da mesa “Acelerando as Ações Climáticas em Pequenas e Médias cidades comprometidas com o Pacto Global de Prefeitos: uma visão das boas práticas na América”, promovido pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), na quinta-feira (11).
Hassem destacou que as duas questões estão relacionadas. “Um dos maiores desafios é encontrar técnicos disponíveis pela falta de financiamento e recursos nos municípios. Apesar de tudo, estamos trabalhando junto aos povos da Amazônia com educação e diversos projetos.”
O evento teve como objetivo criar um espaço de diálogo entre cidades que integram o GCoM nos Estados Unidos, Canadá e América Latina buscando identificar ações climáticas relevantes que possam auxiliar os pequenos municípios. Participaram do evento, além da prefeita de Brasiléia, Mike Kelly, prefeito de Roeland Park/EUA; Carlos Briner, prefeito de Bell Ville/Argentina; e Dawn Arnold, prefeita de Moncton/Canadá.
O GCoM é a maior aliança global de cidades e municípios que lideram a luta contra as mudanças climáticas, com o apoio de redes municipais e outros atores-chave da ação climática subnacional. Possui mais de 10.700 cidades comprometidas em mais de 140 países ao redor do mundo, representando mais de 11% da população mundial.
A prefeita de Brasiléia, cidade localizada no sul do Estado do Acre, salientou que “O Pacto Global é a forma de unir municípios de diversos países, de falar a mesma língua, compartilhar os desafios, boas práticas. Eu queria manifestar nossa gratidão e alegria de poder estar participando de um evento onde o mundo discute sobre as mudanças climáticas”.