O Ministério do Meio Ambiente (MMA) colocou em consulta pública a minuta do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA). A elaboração da proposta foi coordenada em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A consulta visa incentivar a sociedade civil e entidades a contribuir e participar da construção do Plano. As contribuições e sugestões devem ser encaminhadas até 22 de novembro, por meio de formulário eletrônico.
O Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima é um instrumento elaborado pelo Governo Federal em colaboração com a sociedade civil, o setor privado e governos estaduais. Tem como objetivo promover a redução da vulnerabilidade nacional às mudanças climáticas e a gestão do risco associado a esse fenômeno. O processo de construção envolve a participação de diversos ministérios, além do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.
Uma estratégia de adaptação envolve a identificação da exposição a impactos, atuais e futuros, com base em projeções de clima; a identificação e análise da vulnerabilidade a esses possíveis impactos; e a definição de medidas adaptativas e diretrizes para determinado sistema.
Setores
Na elaboração do PNA foram considerados 11 setores ou temas, representados pelos órgãos governamentais competentes que atuaram em conjunto por meio de um grupo de trabalho (GT Adaptação). Os setores abordados foram: agricultura, recursos hídricos, segurança alimentar e nutricional, biodiversidade, cidades, gestão de risco aos desastres, indústria e mineração, infraestrutura, povos e populações vulneráveis, saúde e zonas costeiras.
Os impactos da mudança do clima afetam o cotidiano das cidades e de suas populações, ameaçam os espaços construídos e os ativos e setores econômicos, alerta o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).