O Instituto Alziras, organização que tem o objetivo de desenvolver ferramentas para contribuir para o aumento da participação das mulheres na política, lança nesta terça-feira (13/11), no Rio de Janeiro, o estudo “Perfil das Prefeitas no Brasil”. A pesquisa será apresentada durante o debate Perspectivas e desafios para as mulheres nas eleições municipais de 2020, que reunirá prefeitas e pesquisadoras de diferentes partes do país no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB).
O estudo traça um perfil detalhado das mulheres que governam 11,5% dos municípios brasileiros e foi realizada entre maio e julho deste ano, pelas fundadoras do Instituto Alziras, quatro pesquisadoras com experiências profissionais complementares em gestão pública, com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM) e financiamento do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e MRS Logística. A ABM será representada na mesa pela ex-prefeita de São Sebastião do Passé/BA, Tânia Portugal.
A pesquisa, que ouviu 45% das 649 das prefeitas eleitas em 2016, mostra que as mulheres que estão à frente das prefeituras acumulam experiência na política, têm mais anos de estudo do que os homens e superam enormes desafios em municípios pequenos e sem recursos.
Outra conclusão do levantamento é que as prefeitas abrem espaço para a entrada de outras mulheres na política: 55% das entrevistadas possuem um secretariado composto por pelo menos 40% de mulheres e, ao serem perguntadas sobre um fonte de inspiração, 53% citaram mulheres que têm ou tiveram uma carreira política.
Serviço
Lançamento da pesquisa“Perfil das Prefeitas no Brasil” / Debate Perspectivas e desafios para as mulheres nas eleições municipais de 2020
Local: Centro de Referência do Artesanato Brasileiro(CRAB) – Praça Tiradentes, 69-71
Horário: 10 horas
Programação: Participam das mesas as orientadoras da pesquisa Flavia Biroli, Wania Santanna; a ABM será representada pela ex-prefeita de São Sebastião do Passé/BA, Tânia Portugal; as demais organizações parceiras FNP e CNM; e Prefeitas, Deputadas eleitas e Vereadoras para uma roda de conversa sobre as perspectivas e desafios para as eleições 2020.