A Associação Brasileira de Municípios (ABM) entidade com 75 anos de serviços prestados ao municipalismo brasileiro, vem a público manifestar solidariedade ao prefeito de Araraquara/SP, Edinho Silva que, como a imensa maioria de prefeitos e prefeitas no Brasil, fez valer a compreensão científica da pandemia e buscou garantir a saúde e a vida da população de sua cidade.
Para a ABM é inconcebível que deputados/as alinhados a qualquer ideologia, particularmente aqueles/as vinculados ao Governo Federal que tem deixado a desejar no tocante ao apoio aos municípios, às pequenas e médias empresas e à população em Geral. Por isso repudia veementemente a ação de deputados/as em Araraquara em 02 de agosto.
Ao invés de buscar fustigar o prefeito que conduz a luta contra a Covid-19 em seu município, esses/as deputados/as poderiam buscar abrir o diálogo com o governo federal, ampliar no valor e no tempo o auxilio emergencial à população e em construir melhores condições para que os municípios enfrentem a pandemia.
A ABM se coloca à disposição para dialogar com o Governo, o Congresso e os demais poderes para que os municípios brasileiros possam ter uma ação articulada com governos estaduais e o governo federal.
Brasília, 03 de agosto de 2021
Ary Vanazzi
Presidente da ABM