Os municípios dos estados do Ceará (CE), Piauí (PI) e Rio Grande do Norte (RN) tem até o dia 21 de julho para manifestar interesse e adesão ao Programa Digitaliza Brasil, que possibilita a digitalização do sinal de televisão. Mais de 40 prefeituras já se inscreveram.
O número de municípios que se manifestaram para aderir ao programa corresponde a 55% do total de cidades aptas nesta etapa, que somam 73. Do total, 44 estão no CE, 12 no PI e 17 no RN. Os dados fazem parte de balanço apresentado nesta segunda-feira (28/6) pela Seja Digital, entidade responsável pelo processo de redistribuição e digitalização de canais de TV.
O Programa Digitaliza Brasil possibilita a instalação sem custo para o município de toda a infraestrutura para a transmissão do sinal TV Digital, substituindo as estações analógicas atuais. Toda a instalação está incluída no pacote.
Para as famílias com baixa renda o Digitaliza Brasil ainda vai distribuir kits de conversão do sinal analógico para o digital, assegurando o acesso à TV digital mesmo nos aparelhos antigos. O benefício vai para as famílias que estão no Cadastro Único, inclusive as que recebem do Programa Bolsa Família.
Para aderir, cada prefeitura precisa preencher um formulário simplificado, disponível no endereço: http://www.gov.br/mcom/digitalizabrasil.Quem for qualificado vai receber gratuitamente os equipamentos de transmissão, destinados à digitalização das estações analógicas em operação. Toda a instalação está incluída no pacote.