O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (3) a relação de municípios pré-selecionados para receberem novos cursos de graduação em medicina por instituições particulares de ensino superior.
A medida faz parte do programa Mais Médicos, do Governo Federal, que prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017. Atualmente, o Brasil possui 18.212 vagas. Os municípios pré-selecionados receberão visitas de especialistas da Secretaria de Regulação e Supervisão de Educação Superior (SERES) do MEC para verificar a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes.
Para ser selecionada a cidade deverá atender, obrigatoriamente, aos seguintes critérios: não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território e possuir no mínimo 70 mil habitantes.
Os gestores municipais podem acessar os pareceres emitidos pela SERES no processo de pré-seleção por meio do site www.simec.gov.br com a mesma senha utilizada no procedimento de inscrição do município.
As prefeituras que não foram pré-selecionadas têm até o próximo dia 9 para entrar com recurso. O resultado final será divulgado no dia 18 de dezembro.
A expansão de vagas de graduação em medicina tem o objetivo de diminuir a carência de médicos sobretudo nas regiões mais carentes do país. A interiorização da formação será complementada com abertura de mais de 12 mil novas vagas de residência.
Acesse a portaria aqui
Confira os municípios pré-selecionados por estado
Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro Ceará: Crato Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim Goiás: Aparecida de Goiânia Maranhão: Bacabal Minas Gerais: Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas Pará: Ananindeua e Tucuruí Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes Piauí: Picos Paraná: Campo Mourão, Guarapuava e Umuarama Rio de Janeiro: Três Rios Rio Grande do Sul: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo São Paulo: Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Cubatão, Guarujá, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos