O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apresentou um levantamento do Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional 2014 (MapaSAN) que retrata a situação atual do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) em 1.628 municípios, 23 estados e no Distrito Federal. O documento mostra ainda as ações da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.
Dos municípios que participaram da pesquisa, 45,6% promoveram apoio logístico para transporte de alimentos produzidos por agricultores familiares e 64% afirmaram realizar doações de alimentos, fornecimento de cestas básicas ou subsídios aos alimentos. Desse percentual, 38% utilizam recursos próprios para a compra dos alimentos, 11% recorrem a fontes de recursos estaduais e 15% financiam também com recursos federais.
O levantamento mostra também que 53% realizam ações de capacitação, fomento ou incentivo à produção agroecológica. Além disso, 76% promovem ações de educação alimentar e nutricional. Ações de apoio às práticas de agricultura urbana – que podem incluir o financiamento de água, luz, terra, composto, ferramentas ou sementes – são promovidas em 42% dos municípios. Outro destaque são as 5.119 feiras livres identificadas em 72,2% dos municípios.
De acordo com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo de Campos, o estudo é um suporte para os governos federal e estaduais identificarem os desafios nas diferentes áreas relacionadas ao tema. “Com base nessa pesquisa, vamos melhorar a política pública para os municípios. Essa pesquisa vai nos ajudar a entender as necessidades do munícipio e fortalecê-los como um agente promotor da SAN”, ressaltou.
No início do ano, o MDS já havia divulgado os resultados preliminares do estudo, que reuniu informações sobre as estruturas existentes, relacionadas à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). O relatório final apresenta detalhes sobre as ações desenvolvidas nos municípios.
O resultado do MapaSAN está disponível no Site do MDS. Mais informações podem ser solicitadas pelo email mapasan@mds.gov.br
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social