As enormes desigualdades sociais e territoriais são uma das principais marcas das médias e grandes cidades brasileiras. É papel dos gestores públicos construir políticas públicas que possam fazer frente a este problema. Mas os desafios são imensos: por onde começar? Quais aprendizados podemos tirar das últimas décadas de tentativas de soluções para os problemas das cidades brasileiras? Que novas ideias têm sido debatidas pela academia e pelo terceiro setor e que podem contribuir com a construção dessas políticas? Como escutar a voz das periferias e mobilizar novas forças políticas em torno da produção de consensos sobre uma visão de desenvolvimento para os territórios em situação de vulnerabilidade?
Essas são algumas das perguntas que o curso Cidades, Planejamento Público e Combate às Desigualdades procura responder. O curso é gratuito e realizado através de parceria entre a Escola da Cidadania do Instituto Pólis e a Fundação Tide Setubal e acontecerá de 14 de junho a 28 de julho.
As aulas apresentarão abordagens práticas inovadoras para a elaboração de políticas públicas, combate às desigualdades e desenvolvimento de territórios vulneráveis nas cidades, e acontecerão às segundas e quartas-feiras, das 16h às 18h, com emissão de certificado mediante participação em no mínimo 75% das atividades.
Poderão se inscrever pessoas que trabalhem na gestão pública, na formulação, implementação, execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas. As vagas são limitadas e as inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas até o dia 12/06.
Instituto Pólis
O Instituto Pólis é uma organização da sociedade civil (OSC) de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária e pluralista.
Desde sua fundação, em 1987, o Pólis tem a cidade como lócus de sua atuação. A defesa do Direito à Cidade está presente em suas pesquisas, trabalhos de assessoria ou de avaliação de políticas públicas, sempre atuando junto à sociedade civil visando o desenvolvimento local na construção de cidades mais justas, sustentáveis e democráticas. São mais de 30 anos de atuação com equipes multidisciplinares de pesquisadores que também participam ativamente do debate público em torno de questões sociais urbanas.
link para inscrição https://polis.us1.list-manage.com/track/click?u=cabdb243d44cbf876c0e1bf81&id=218e8f783a&e=3c7d911dc7