O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), além de celebrar seu centenário neste ano, lança o 2º Edição do Guia IAB para a Agenda 20230, no próximo sábado, dia 24, ás 10h, como parte da programação do 27º Congresso Internacional da União Internacional de Arquitetos (UIA) 2021. O Guia que apresenta o melhor da produção arquitetônica e urbanística dos profissionais brasileiros interessados em contribuir para a temática do desenvolvimento sustentável. A Associação Brasileira dos Municípios (ABM) participou da comissão de seleção dos trabalhos.
Participaram da elaboração da 2º Edição do Guia IAB profissionais arquitetos e urbanistas brasileiros, com trabalhos localizados no território nacional ou no exterior, elaborados a partir de 2015. Os projetos e planos selecionados nesta nova publicação apresentam uma diversidade e cobrem praticamente todo as regiões do país.
Segundo o coordenador do Guia IAB, Cid Blanco Jr, há trabalhos representando a maioria dos estados brasileiros e localizados em outras partes do Globo, como Egito e Senegal.
Os projetos e planos que melhor representam os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram selecionados por uma equipe de especialistas de diferentes setores e regiões.
A nova publicação será lançada junto com a Exposição Um Guia de Arquitetura e Urbanismo para as 17 Metas da ONU de Desenvolvimento Sustentável, que traz exemplos dos dois Guias do IAB e dos dois Guias da União Internacional dos Arquitetos (UIA).
Em 2020, o IAB – por meio do Grupo de Trabalho da Agenda 2030 da Comissão de Política Urbana e Habitação Social – produziu uma versão brasileira da publicação da Comissão da UIA, apresentando projetos de arquitetura e planos de desenvolvimento urbano do Brasil que colaboram com cada um dos 17 ODS.
A primeira edição do Guia contou com diversas parcerias, em um esforço contínuo para mostrar práticas sustentáveis em nossa arquitetura e urbanismo, e contou com a publicação de 51 projetos/planos.
Segundo Cid Blanco Jr, “o lançamento do 2º Guia reafirma o compromisso do IAB com o cumprimento das metas da Agenda 2030 por meio da disseminação dos trabalhos e da conscientização dos profissionais de arquitetura e urbanismo”.
Link para assistir o lançamento https://www.youtube.com/watch?v=JeRLY5c_ZLs