O Governo Federal lançou hoje (12) o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma nova política de alfabetização que vai subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para a promoção da alfabetização de todas as crianças do país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto durante o lançamento, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.
O objetivo do programa é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, o programa também visa garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano.
A ABM foi representada pelo prefeito de Rio das Flores/RJ, Vicente Guedes. “Nossas crianças, nossos jovens, que hoje representam o presente, daqui a pouco serão o futuro do nosso país. É um desafio enorme, mas acredito que estão todos engajados. Fiquei muito feliz com a participação de inúmeras entidades educacionais”, comemorou.
O investimento será de mais de R$ 2 bilhões em quatro anos. A nova política é baseada em cinco eixos: Gestão e Governança, Formação de Profissionais de Educação, Infraestrutura Física e Pedagógica, Reconhecimento de Boas Práticas e Sistemas de Avaliação.
O lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é um marco importante na luta pela educação no Brasil. Com um investimento significativo e o compromisso do governo federal, é possível esperar grandes avanços na área da educação nos próximos anos.