O governo federal vai repassar R$ 20 milhões para obras em adutoras e contratação de carros-pipa no estado de Alagoas. O apoio da União para as chamadas “medidas emergenciais” de combate à seca foi formalizado entre o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o governador de Alagoas, Renan Filho, nesta segunda-feira (22/06), em Maceió.
Para liberar o recurso a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacional precisa receber do governo estadual um plano de trabalho detalhado. O plano de Alagoas já foi recebido e está em fase de análise.
Os municípios alagoanos que serão atendidos deverão ter o reconhecimento federal de situação de emergência, necessitar de fornecimento de água por carro-pipa na região urbana e ter um local com recursos hídricos para construção das adutoras de montagem rápida para restabelecer o manancial afetado com a seca.
O governador Renan Filho reconheceu a importância do apoio federal. “Viabilizamos investimentos para terminar a obra do Canal do Sertão, no trecho III. O Canal tem água até o km 62. Com esses recursos, investidos esse ano nos trechos III e IV, levaremos água até o km 105, já no mês de setembro ou outubro”, afirmou.
Já a Adutora do Alto Sertão levará água a seis municípios: Olho D’Água do Casado, Pariconha, Água Branca, Delmiro Gouveia, Canapi e Mata Grande.
Marcha em Defesa dos Municípios
Durante a 18° Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que aconteceu no mês de maio em Brasília, o Ministro da Integração anunciou o apoio federal a pelo menos nove estados do nordeste afetados pela seca: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Fonte: Portal Federativo
Créditos Imagem: Reprodução Internet