A Associação Brasileira de Municípios (ABM) marcou presença nesta segunda-feira (15) no Fórum Político de Alto Nível sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizado na sede da ONU em Nova York, online para diversos países. O diretor executivo Eduardo Tadeu representou a entidade na sessão de abertura do “VLR-VSR Day”, evento coorganizado pela CGLU e ONU-Habitat que debate a localização da Agenda 2030 nos governos locais.
Na ocasião, Eduardo Tadeu destacou o papel fundamental dos municípios na implementação dos ODS e a importância da governança multinível para o sucesso da Agenda 2030. “A ABM foi selecionada para representar os municípios, junto à FNP, na Comissão Nacional para os ODS”, afirmou. “Utilizamos esse espaço para incidir sobre os governos federal e estadual, além da sociedade civil, para trazer a realidade dos governos locais brasileiros.”
Eduardo também mencionou o Conselho da Federação, órgão de governo proposto pela ABM durante o governo de transição, como um espaço adequado para a federação tripartite brasileira.”O Conselho da Federação será fundamental para o diálogo entre os municípios, estados e união na implementação da Agenda 2030″, disse.
Ainda durante sua fala, o diretor executivo da ABM anunciou a intenção da entidade de utilizar os espaços do CNODS e do Conselho da Federação para apresentar o Primeiro Relatório Voluntário Subnacional do Brasil. “O relatório, liderado pela ABM, servirá como base para um diálogo com o governo federal e a sociedade civil sobre as dificuldades e boas práticas dos municípios brasileiros na implementação da Agenda 2030”, explicou.