Evento promoveu intercâmbio cultural, esportivo e científico entre jovens de 14 a 17 anos
A cidade de Kazan, na Rússia, sediou, entre 21 e 28 de setembro de 2025, o Festival Internacional da Juventude BRICS. A atividade foi uma iniciativa da Associação das Cidades e Municípios dos BRICS+, entidade presidida pelo prefeito Washington Quaquá, que também é presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM).
O festival reuniu jovens de 14 a 17 anos dos países BRICS e nações parceiras. O objetivo central foi promover a amizade e o intercâmbio cultural, esportivo, científico e artístico, fortalecendo a cooperação internacional e destacando a juventude como protagonista do futuro.
A comitiva brasileira presente no evento foi selecionada pela ABM, incluindo vencedores de olimpíadas acadêmicas e talentos criativos. Os jovens participaram de uma extensa programação, que incluiu atividades culturais e recreativas, competições de esporte e inovação, e uma imersão na cultura local de Kazan. Paralelamente, o evento serviu como espaço de diálogo político-educacional, com a realização da Cúpula Infantil BRICS+ e da Cúpula de Líderes da Política de Juventude.
A participação brasileira reforçou o papel da ABM e da associação que preside na promoção de redes de integração global desde a base, conectando os municípios e sua juventude ao cenário internacional.