A Etapa Rio Grande do Sul das Oficinas ABM, com enfoque nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU), iniciou nesta quinta-feira, dia 5 de agosto e contou com a participação de mais de 50 pessoas.
O novo ciclo das Oficinas está aproveitando a experiência acumulada pela ABM na realização do projeto “Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável”, desenvolvido entre 2017 e 2020, em conjunto com a União Europeia.
Eduardo Tadeu, Diretor Executivo da ABM, abriu o evento ressaltando a importância dos ODS no planejamento das cidades. Maria Christina Araújo, representando a União Europeia no Brasil, enfatizou a importância dos municípios na implementação da Agenda 2030, “Os governos municipais têm um poder transformador e único para implementar a Agenda 2030 e torná-la uma realidade a todos, garantindo que ninguém seja deixado para trás nas políticas públicas de seus municípios”, explicou também que os ODS é uma moldura comum de eixos e metas concretas, que vão ajudar à todos a caminharem para um desenvolvimento sustentável e democrático”.
Gilmar Dominici, Vice-presidente de Relações Institucionais, pontuou que os ODS não são somente uma forma de introduzir o desenvolvimento sustentável ambiental, mas abarca diversas áreas, como o combate à fome e a violência. “Os ODS envolvem todas as áreas ligadas a vida das pessoas e do planeta, tendo como objetivo melhorar as condições de vida de todos”.
O Diretor Executivo da ABM, fechou o evento explicando como surgiram os 17 ODS e suas funções, e a ligação direta que eles têm com a Agenda 2030, “Os ODS têm um tripé, como se fosse um banco com três pernas, sem uma das pernas não tem como se sustentar. O primeiro é o do viés econômico, o segundo é o social e, o terceiro, é o ambiente.” Também enfatizou sobre a importância de entendermos que não é possível avançarmos enquanto sociedade sem mudarmos a maneira em que a economia e a sociedade estão sendo regidas.