O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu Pereira, participou da 18ª Cúpula da Rede Mercocidades, em Porto Alegre, entre os dias 27 e 29 de novembro. O evento reuniu lideres locais, governamentais, gestores públicos, especialistas em gestão urbana, ONGs Internacionais e acadêmicos da sociedade sul-americana, para debates e troca de experiências sobre o processo de integração regional sob a perspectiva das cidades da América do Sul. Além das Reuniões Oficiais das Unidades Temáticas, a Cúpula também contou com o Festival de Música Ibero-Americano “El Mapa de Todos”, Mostra de Filmes “Democracine”, Seminário do Desenvolvimento Social ao Desenvolvimento Sustentável, Reunião do FALP (Fórum de Autoridades Locais de Periferia) e Rede Brasileira do Orçamento Participativo, e Fórum de Negócios do Mercosul.
Eduardo participou da mesa de abertura e destacou a importância do fortalecimento da democracia participativa e da cooperação entre governos locais. “Nesses encontros promovemos uma valiosa troca de experiências e construímos em conjunto políticas públicas para a garantia de uma vida melhor nas cidades”. Ele também participou da mesa do Seminário Mercocidades 20 anos: Construindo Juntos o Futuro de nossas Cidades. “Temos que buscar a integração do MERCOSUL do ponto de vista da integração de povos e não apenas de mercado”, disse o presidente da ABM em sua exposição.
Nova Secretaria Executiva
Durante o evento foi eleita a nova Secretaria Executiva da Rede Mercocidades. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, assumiu a gestão no período 2013/2014, que foi coordenada no último mandato pela Cidade de Quilmes (Argentina). Ainda na reunião, foi realizada a eleição da Secretaria Executiva para a gestão de 2014/2015, que ficou com a cidade de Rosario (Argentina). Com a vitória, a intendente de Rosario, Mónica Fein, destacou a histórica participação da cidade na Rede e no Mercosul, ressaltando o compromisso com a integração. Lembrou a participação da cidade em diversas Unidades Temáticas da Rede e em outras redes, como a CGLU, sempre em prol e em nome da integração regional mercosulina. A intendente comprometeu-se a trabalhar pela integração mais efetiva de Asunción e demais cidades paraguaias à Rede.
Mercocidades
Constitui a principal rede de municípios do Mercosul e é referência em processos de integração. Foi fundada em 1995 – Porto Alegre está entre as cidades pioneiras – para favorecer a participação dos municípios nos processos de integração regional, promover a criação de ambiente institucional para cidades dentro do Mercosul e desenvolver o intercâmbio e a cooperação entre as municipalidades associadas. Atualmente, conta com 272 cidades associadas de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.