Diálogos Mais Médicos

maismedicos

Projeto Mais Médicos

O olhar dos prefeitos (as) e gestores (as) municipais

O programa Mais Médicos revolucionou a gestão pública municipal na Ação Básica de Saúde nos últimos dois anos.
Pesquisas como a conduzida pela Universidade Federal de Minas Gerais e pelo Instituto de Pesquisas Sociais e Políticas e Econômicas de Pernambuco, mostram que a grande maioria dos usuários – 95% dos 14 mil entrevistados nos 700 municípios contemplados pelo estudo – está satisfeita ou muito satisfeita com o programa.

A Associação Brasileira de Municípios (ABM), entidade de representação das cidades brasileiras, sobretudo as pequenas e médias, apresentou um projeto para a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), com o objetivo de apurar a satisfação e as demandas dos setores (as) de saúde e prefeitos (as) em relação ao programa, tendo em vista que a Saúde é o principal desafio apontado por esse
público.

A proposta apresentada pela entidade à OPAS consiste na realização dos Diálogos  ‘Mais Médicos e a Gestão Municipal para o Atendimento de Saúde’, envolvendo gestores e prefeitos de municípios com até 50 mil habitantes, por serem aqueles que tinham mais dificuldade em contratar profissionais. O primeiro diálogo aconteceu em Manaus, no dia 6 de novembro, durante o Encontro Regional de Municípios – Edição Norte; e o segundo será realizado em Brasília, nos dias 30/11 e 1/12, na sede da Associação Brasileira de Municípios.

O projeto ainda prevê uma consulta pública virtual, na qual prefeitos, secretários e técnicos da área da Saúde nos municípios podem registrar suas impressões, sugestões e expectativas em relação ao Programa Mais Médicos. Acesse o formulário aqui e participe!

 

Nome (*)

Estado (*)

Cidade (*)

Idade (*)

Sexo (*)

Outros (*)

Cor (*)
BrancaPretaPardaIndígenaAmarela

Cargo (*)
Prefeito (a)Secretário (a)Gestor (a) de SaúdeConselheiro Municipal de Saúde

E-mail (*)

Telefone (*)

Avaliação

Assinale sua avaliação a respeito do programa Mais Médicos em relação à contratação de profissionais e atendimento da demanda da atenção básica no seu município:

Muito BomBomRegularRuimPéssimo

Com base na avaliação anterior, descreva em até 1.000 caracteres a experiência do seu municípios na execução do programa (Incluir aspectos relevantes, como números sobre redução de filas na atenção básica, de encaminhamentos para hospitais, entre outros e casos relacionados a contratação de médicos através do programa).

Considerando que o Mais Médicos deve encerrar seu primeiro ciclo em 2016, descreva em até 1.000 caracteres suas perspectivas em relação a uma possível renovação do programa aos aspectos que podem ser aprimorados.