[sections]
[section title=”Projeto Mais Médicos”]
O olhar dos prefeitos (as) e gestores (as) municipais
O programa Mais Médicos revolucionou a gestão pública municipal na Ação Básica de Saúde nos últimos dois anos.
Pesquisas como a conduzida pela Universidade Federal de Minas Gerais e pelo Instituto de Pesquisas Sociais e Políticas e Econômicas de Pernambuco, mostram que a grande maioria dos usuários – 95% dos 14 mil entrevistados nos 700 municípios contemplados pelo estudo – está satisfeita ou muito satisfeita com o programa.
A Associação Brasileira de Municípios (ABM), entidade de representação das cidades brasileiras, sobretudo as pequenas e médias, apresentou um projeto para a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), com o objetivo de apurar a satisfação e as demandas dos setores (as) de saúde e prefeitos (as) em relação ao programa, tendo em vista que a Saúde é o principal desafio apontado por esse
público.
A proposta apresentada pela entidade à OPAS consiste na realização dos Diálogos ‘Mais Médicos e a Gestão Municipal para o Atendimento de Saúde’, envolvendo gestores e prefeitos de municípios com até 50 mil habitantes, por serem aqueles que tinham mais dificuldade em contratar profissionais. O primeiro diálogo aconteceu em Manaus, no dia 6 de novembro, durante o Encontro Regional de Municípios – Edição Norte; e o segundo será realizado em Brasília, nos dias 30/11 e 1/12, na sede da Associação Brasileira de Municípios.
O projeto ainda prevê uma consulta pública virtual, na qual prefeitos, secretários e técnicos da área da Saúde nos municípios podem registrar suas impressões, sugestões e expectativas em relação ao Programa Mais Médicos. Acesse o formulário aqui e participe!
[/section]
[/sections]