Por Yasmim Taha
O programa Mais Médicos revolucionou a gestão pública na área da Saúde nos últimos dois anos. Pesquisas como a conduzida pela Universidade Federal de Minas Gerais e pelo Instituto de Pesquisas Sociais e Políticas e Econômicas de Pernambuco, mostram que a grande maioria dos usuários – 95% dos 14 mil entrevistados nos 700 municípios contemplados pelo estudo – está satisfeita ou muito satisfeita com o programa.
A Associação Brasileira de Municípios (ABM), entidade de representação das cidades brasileiras, sobretudo as pequenas e médias, apresentou um projeto para a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), com o objetivo de apurar a satisfação e as demandas dos gestores (as) de saúde e prefeitos (as) em relação ao programa, tendo em vista que a Saúde é o principal desafio apontado por esse público. “Há pesquisas, levantamentos e reportagens que mostram os níveis de satisfação dos usuários, mas ainda não temos indicadores sobre a posição dos gestores, que estão na ponta da atenção básica, fazendo o planejamento da saúde nos municípios” explica o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira.
A proposta apresentada pela entidade à OPAS consiste na realização dos Diálogos ‘Mais Médicos e a Gestão Municipal para o Atenção Básica de de Saúde’, envolvendo gestores e prefeitos de municípios com até 50 mil habitantes, por serem aqueles que tinham mais dificuldade em contratar profissionais. O primeiroo diálogo aconteceu em Manaus, no dia 6 de novembro, durante o Encontro Regional de Municípios – Edição Norte; e o segundo será realizado em Brasília, nos dias 30/11 e 1/12, na sede da Associação Brasileira de Municípios. “O nosso objetivo é promover a troca de experiências entre as Prefeituras sobre a efetividade do programa e levantar as demandas dos gestores municipais para seu aprimoramento. Vamos apurar a opinião desses profissionais de forma representativa, abrangendo as cinco regiões do país”, afirma Eduardo.
Entre os temas discutidos nos diálogos estão:
- Indicadores de resultado do programa Mais Médicos nos municípios com menos de 50 mil habitantes
- Dilemas e perspectivas do programa mais médicos
- Mais médicos a longo prazo: Mudanças na formação médica
- Desafios para o aprimoramento do programa Mais Médicos no território local
Assuntos relacionados
+ ABM defende CPMF para Saúde em reunião com Dilma (Leia mais…)