A Associação Brasileira de Municípios (ABM) convida todos os municípios brasileiros a aderirem ao Dia Mundial da Limpeza 2024, uma iniciativa global que busca mobilizar a população para a limpeza de cidades, rios e comunidades. A data oficial – fixada no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) -, é 20 de setembro, mas as atividades se estenderão por todo o final de semana, nos dias 21 e 22.
Com o tema “Abra Espaço para a Vida”, a campanha global visa conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e promover a mudança de hábitos para um consumo mais consciente. O Brasil, por meio do Instituto Limpa Brasil, é um dos países que mais se engajam nesta causa, e neste ano conta com o apoio institucional da ONU Habitat.
“O Dia Mundial da Limpeza é uma oportunidade única para os municípios brasileiros demonstrarem seu compromisso com a sustentabilidade e com as futuras gerações. Ao participar desta iniciativa, as prefeituras contribuirão para a construção de um futuro mais limpo e justo para todos”, afirma Ary Vanazzi, presidente da ABM e prefeito de São Leopoldo/RS.
Por que participar?
- Mobilização da comunidade: O Dia Mundial da Limpeza é uma oportunidade para unir a população em torno de um objetivo comum: um planeta mais limpo e saudável;
- Conscientização ambiental: As ações de limpeza promovem a educação ambiental e incentivam a população a adotar hábitos mais sustentáveis no dia a dia;
- Melhoria da qualidade de vida: Cidades mais limpas e saudáveis proporcionam uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos;
- Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): A iniciativa contribui para o alcance de diversos ODS, como a vida na água, cidades e comunidades sustentáveis, e ação climática.
Como participar?
Municípios de todo o Brasil podem se inscrever e encontrar eventos próximos por meio do site do Instituto Limpa Brasil, disponível em https://limpabrasil.org/diamundialdalimpeza/. A ABM incentiva as prefeituras a organizarem ações de limpeza em parceria com escolas, empresas e outras instituições da sociedade civil, transformando o Dia Mundial da Limpeza em uma grande festa pela sustentabilidade.
Dados alarmantes
Segundo dados da World Bank, a humanidade gera anualmente dois bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Se não houver mudanças, essa quantidade pode aumentar em 70% até 2050. Além disso, mais de 3,5 bilhões de pessoas não têm acesso a sistemas eficientes de gerenciamento de resíduos.