Resumo
Curso especial de capacitação e preparação para as eleições municipais de 2020, com ênfase no direito eleitoral e marketing.
Objetivos
– Capacitar sobre as novas normas eleitorais e resoluções do Tribunal Superior Eleitoral e uso da internet e de redes sociais;
– Apresentar roteiro de construção e execução de Plano de Marketing Digital Eleitoral;
– Capacitar equipes de marketing e comunicação e equipes jurídicas de campanha; e
– Difundir práticas de posicionamento, influência, engajamento, monitoramento e ações relâmpago.
– Demonstrar que o Marketing e o Direito Eleitoral estão intrinsecamente ligados.
– Desenvolver medidas contra crises, ataques e ações de adversários e pessoas mal intencionadas.
– Entender a legislação (TSE) sobre propaganda na internet (técnicas e dicas para fazer publicidade online paga)
Público
– Candidatos aos cargos de vereador e prefeito;
– Coordenadores, administradores e chefes de campanha;
– Assessores parlamentares;
– Militância e pessoas interessadas em política;
– Equipe de marketing e comunicação;
– Pessoas interessadas em aprofundar seus conhecimentos em marketing e comunicação digital; e
– Advogados eleitorais
Metodologia
Expositiva.
Para estimular a reflexão, a interação e a internalização do conhecimento, os capacitadores promoverão estudos de caso e buscarão conhecer a realidade da rotina de cada participante.
Carga horária
Total de 20 horas aula, sendo:
Direito Eleitoral – 12/03 – 8h (o dia todo) e 13/03 – 4h (manhã)
Marketing Eleitoral – 13/03 – 4h (tarde) e 14/03 – 4h (manhã)
Obs.: Curso realizado em dois dias e meio, com atividades das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Data: 12, 13 e 14 de março de 2020
Local: Auditório da Associação Brasileira de Municípios (ABM), SAUS, Quadra 5, Bloco F, Brasília (DF).
Capacitadores:
FLÁVIO AURÉLIO NOGUEIRA JÚNIOR
Diretor de Relações do Instituto de Direito Partidário e Político (PLURIS) e membro do Instituto de Direito Eleitoral Brasileiro (IBRADE). Diretor Técnico da Fundação Primeiro de Maio. Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UNICEUB, com pós-graduação em Direito e Jurisdição pela Escola da Magistratura do Distrito Federal (2013) e em Direito Processual pela Universidade Estadual do Piauí (2005). Assessor Técnico da Câmara de Deputados, é cofundador do Inovação Política, Marketing e Editora da Academia de Vereadores.
ANDERSON ALVES
Especialista em Marketing Digital. Apresentador do Canal Marketing Digital Eleitoral. Cofundador do Inovação Política, Marketing e Editora da Academia de Vereadores, um dos maiores cursos de capacitação de vereadores. Criador do Método Funil de Votos e L2C. Anderson Alves é empreendedor, professor, consultor, coach e palestrante de Marketing e Comunicação Digital. Estudou: Gestão Avançada de Empresas na Universitat Autònoma de Barcelona – UAB, é Bacharel em Design de Interfaces com Pós-Graduadção em Direito Penal,
MBA Internacional em Marketing, Especialista em Comunicação e Marketing Digital pela ESPM.
Além disso é:
▪ Coach em Auto Liderança – Condor Blanco
▪ Certificado Internacional em Inteligência Emocional – Abreu Coaching Institute
▪ Certificado Internacional de Coaching, Mentoring e Holomentoring ISOR
Já assessorou partidos, candidatos, vereadores, prefeitos, deputados e senadores em campanhas eleitorais e mandato político.
Programa do curso I – Direito Eleitoral (12 horas)
I.I O que é preciso para ser um candidato?
• – O início das eleições municipais; e
• – Compreendendo o sistema eleitoral e o voto proporcional brasileiro.
I.II Calendário Eleitoral
• – Cronograma completo das datas e prazos essenciais até eleição – candidatos; e
• – Cronograma completo das datas e prazos essenciais até eleição – dirigentes e juristas.
I.III Propaganda
• – A propaganda partidária;
• – A propaganda intrapartidária;
• – A propaganda eleitoral; e
• – A propaganda antecipada.
I.IV Pré-campanha – Eleitores
• – O que é permitido na pré-campanha;
• – O que os eleitores não podem fazer na pré-campanha: redes sociais e internet, reuniões e pedidos de votos;
• – Nas redes sociais e na internet;
• – Pedido de votos e reuniões; e
• – Exemplos – Julgados do TSE.
I.V Inelegibilidade constitucionais e Infraconstitucionais – Lei Complementar 94
– Os inalistáveis e os analfabetos;
Infringência do disposto nos incisos I e II do art. 55 da Constituição Federal, dos dispositivos equivalentes sobre perda de mandato das Constituições Estaduais e Leis Orgânicas dos Municípios e do Distrito Federal;
– Perda dos cargos eletivos por infringência a dispositivo da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município;
– Representação eleitoral em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político;
– Os que forem condenados por crimes;
Os indignos do oficialato;
– Contas rejeitadas por irregularidade;
– Condenados por abuso do poder econômico ou político;
– Processo de liquidação judicial ou extrajudicial de instituições de crédito;
– Condenados por corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio, por doação, captação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos;
– Renuncia dos mandatos para se afastar de impeachment;
– Condenação ação de improbidade administrativa;
– Decisão sancionatória de órgão profissional;
– Os condenados, fraude vínculo conjugal ou de união estável;
– Demissão processo administrativo ou judicial;
– Doações eleitorais tidas por ilegais; e
– Os magistrados e os membros do Ministério Público que sofreram sanções.
I.VI Condições de Elegibilidade
I.VII Condições de Elegibilidade/Condutas Vedadas
I.VIII Propaganda Institucional
• – Exemplos, o que não se deve fazer: Jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral.
I.IX Desincompatibilização
I.X Abuso de poder
• – Abuso de poder dos meios de comunicação;
• – Abuso de poder político;
• – Abuso de poder econômico;
• – Existem outros tipos de Abuso de poder?;
• – Abuso de poder cultural; e
• – Abuso de poder religioso.
I.XI Cálculo político – Como entender o quociente eleitoral e montar uma chapa vencedora
• – Quociente Eleitoral;
• – Quociente partidário;
• – Fim das coligações;
• – Cláusula de desempenho individual do Candidato – 10%;
• – Cláusula de desempenho dos partidos, gatilho para o voto majoritário do Art. 111 do CE; e
• – Como construir uma tabela (aula ao vivo para discutir programa).
I.XII Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral – Principais mudanças.
I.XIII Arrecadação e gastos de recursos e prestação de constas nas eleições
I.XIV Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC)
I.XV Propaganda Eleitoral, Horário Gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral
I.XVI Escolha e registro de candidatos
I.XVII Representações, reclamações e pedidos de resposta previstos na Lei nº 9.504/1997
II. Marketing Eleitoral (8 horas)
II.I Diagnóstico – O jeito certo de começar
• – Estratégia, estrutura e pessoas (organizando a campanha de marketing digital);
• – Condições importantes para uma ação de sucesso (regras básicas para uma campanha vitoriosa);
• – Análise dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças (SWOT);
• – Definição da Imagem política;
• – Definição da equipe – quem escolher, quais competências e custos; e
• – Legislação – Propaganda eleitoral na internet (TSE).
II.II Plano de Ação de Marketing Digital Eleitoral
• – Só é gerenciado aquilo que se mede;
• – Como fazer e monitorar o plano de ação da campanha na internet;
• – Como criar e monitorar as rotinas diárias; e
• – Sistema de gerenciamento de campanha – A ferramenta Mais Importante!.
II.III Google e Suas Ferramentas
• – Seu candidato em 1º lugar nas pesquisas do Google;
• – Princípios básicos (ferramenta de pesquisa);
• – Google Instant/Suggest;
• – Google Trends;
• – Google Alertas – monitorando os concorrentes;
• – Google AdWords – Links Patrocinados, Rede Display, Remarketing, Youtube; e
• – (Sim! É possível fazer publicidade paga antes da campanha e conseguir milhares de conexões).
II.IV Marketing de Conteúdo;
• – O segredo da vitória por trás da informação;
• – Arquitetura de Informação;
• – Criação de conteúdo (texto, imagens, vídeos, áudios);
• – Links internos e externos (back links);
• – Google Analytics – mensurando os dados do site;
• – Diretrizes do Google para indexação de sites e blogs; e
• – Reputação digital – candidato e colaboradores (criando uma imagem influente online).
II.V E-mail marketing – Segredos para criar uma base sólida de contatos
• – Segmentação (público alvo);
• – Mensagem – técnicas de comunicação; e
• – Ferramentas de envio e mensuração.
II.VI Marketing Eleitoral nas Redes Sociais
– Como criar perfis relevantes e influente;
– Facebook (como CONVERTER fãs em votos);
• – Criação de perfis e fanpages (candidato e colaboradores);
• – Manual de boas práticas;
• – Criação de conteúdo (texto, imagem, vídeo, áudio);
• – Técnicas de influência e engajamento;
• – Facebook ADS (o jeito certo de fazer publicidade); e
• – Técnicas de mensuração e monitoramento.
II.VII Youtube (economize dinheiro com propagandas de TV)
• – Como montar um canal de TV online com o Youtube;
• – Manual de boas práticas;
• – Como divulgar os vídeos (técnicas de viralização); e
• – Técnicas de mensuração e monitoramento.
II.VIII WhatsApp
• – Como usar grupos de maneira produtiva;
• – Como criar listas de transmissão com público segmentado; e
• – O segredo da conexão para manter os eleitores ativos até o dia da votação.
II.IX Outras Redes Sociais (aumente a exposição do candidato)
• – Plataformas de imagem, vídeo e áudio.
II.X Rotina Diária – Gerenciando a equipe e os resultados
• – Organização da equipe de trabalho;
• – Definições de tarefas diárias;
• – Monitoramento; e
• – Relatórios de progresso (resultados esperados).
II.XI Apresentação do Sistema de Gerenciamento de Campanha
Vagas Limitadas
Obs.: No mínimo 10 participantes para a realização do curso.
Investimento*
Associado da ABM: 20% de desconto
Não associado da ABM: R$ 3.750,00 (em até 3 x cartão de crédito)
À vista: débito ou boleto R$ 3.600,00
Obs.: A inscrição será validada após recebimento do comprovante de pagamento com identificação do participante.
* Incluindo almoço e coffee break.
Serviços
Coffee break
Almoço
Material didático
Declaração de comparecimento
Certificado de Conclusão
Atendimento pós-curso
Informações
INSCRIÇÕES : https://www.eap54.com/listing/preparacao-para-candidatos-eleicoes-2020-direito-eleitoral-e-marketing/
WhatsApp: (61) 99664-5454
E-mail: falecom@eap54.com.br / eap54projetos@gmail.com /cursos@abm.org.br
Telefone: (61) 3043-9900