Instalada em 25 de julho, a Câmara Temática Parcerias e Meios de Implementação (CTPMI) da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) aprovou nesta quarta (5) seu Plano de Ação 2018-2019.
Primeira Câmara Temática criada para o estudo e elaboração de propostas relacionadas à implementação da Agenda 2030 no Brasil, a CTPMI acompanha o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 e demais metas referentes aos meios de implementação de todos os ODS, no âmbito nacional, e fomenta a formação de novas parcerias entre setor público, setor privado e sociedade civil para a identificação e consolidação de meios de implementação para a Agenda 2030.
A Associação Brasileira de Municípios (ABM) faz parte da coordenação da CTPMI, que também é composta pelas entidades: Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), representada pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO); MCTIC; Rede ODS Brasil, representada pela Prefeitura de Barcarena/PA.
No dia seguinte a sua posse, a Coordenação da CTPMI – por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) – convidou o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) a facilitar o processo de elaboração do Plano de Ação.
Em reunião realizada dia 29/07, a Coordenação da CTPMI repassou ao CGEE as orientações e diretrizes do Plano, com base nas Resoluções e Termo de Referência que regulamentam a CTPMI.
No dia 02/08, o CGEE apresentou à Coordenação da CTPMI e à Secretaria Executiva da CNODS o roteiro para a elaboração do Plano de Ação.
Teve início um ciclo de Oficinas com a participação presencial e virtual das instituições membros da CTPMI. Todas com a mesma dinâmica: o CGEE apresentava sua proposta; as instituições debatiam e deliberavam sobre aprovação, rejeição ou ajuste dos itens. O CGEE então fazia a atualização do documento, que era apresentado na Oficina seguinte para apreciação e deliberação da CTPMI. Ao todo, foram realizadas três Oficinas: 13/08, 30/08 e 05/09.
Com informações da Rede ODS Brasil.