A consulta é coordenada pelo Grupo de Trabalho (GT) ONU Habitat III do Conselho das Cidades (Concidades) composto por diversos segmentos como movimentos populares, ONGs, entidades profissionais e acadêmicas, além de representantes dos três níveis de governo (União, estados e municípios).
Para participar é necessário se cadastrar na plataformaParticipa.bre entrar na comunidadeHabitat.
A iniciativa conta ainda com o apoio do IPEA ( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e do Ministério das Cidades.
A Conferência acontecerá em 2016. Antes disso, todos os países que integram o sistema ONU devem apresentar relatórios. No Brasil, a expectativa é que o documento seja finalizado em abril próximo.
O evento ocorre a cada 20 anos e tem o objetivo de debater e apontar os desafios da nova agenda urbana mundial para as duas décadas seguintes.
A consulta pública focou seis temas que deverão ser contemplados nos relatórios nacionais: questões demográficas urbanas; planejamento urbano e territorial; meio ambiente e urbanização; governança urbana e legislação; economia urbana; habitação e serviços básicos.
Além da consulta, será realizado um Seminário Nacional para discutir os temas centrais da questão habitacional e urbana no País. A atividade está prevista para os dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2015, em Brasília.
A Habitat III será a primeira conferência global após a definição da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015.
Histórico
A primeira Conferência Habitat (Habitat I) ocorreu em Vancouver em 1976, quando os Estados passaram a reconhecer a rápida urbanização como um fenômeno em escala mundial e apontaram a necessidade de reflexão sobre seus impactos.
Em 1996, vinte anos depois, aconteceu a segunda Conferência Habitat (Habitat II) onde foram reafirmados os desafios de lidar com a rápida urbanização. Nesta Conferência foi construída uma Agenda Global sobre temas como moradia adequada para todos e a noção de assentamentos humanos sustentáveis. Essa Agenda mundial influenciou inúmeras ações e iniciativas em todo o mundo por cidades mais justas e humanas.
A próxima Conferencia Habitat III será realizada em 2016, provavelmente em Quito (Equador).