A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, apresentou na última semana, em Brasília (DF), um balanço completo dos 31 encontros com prefeitos realizados pelo Governo Federal e ABM em todos os 26 estados nos últimos nove meses. A iniciativa recebeu patrocínio do SEBRAE e da Caixa Econômica Federal.
A apresentação foi durante a reunião do Sistema de Assessoramento Federativo da Presidência (SASF), e reuniu representantes de órgãos federais que participaram das atividades por todo o país. Para atender aos prefeitos em cada estado, foram mobilizados em média 62 técnicos federais de 14 órgãos. Mais de 31 mil gestores municipais participaram dos eventos – 3.835 prefeitos (69% do total). “Os números são prova inequívoca do resultado positivo dos encontros” disse Ideli.
Ela destacou a parceria das associações de municípios e dos governos estaduais e disse que o ciclo de encontros poderá entrar para o “calendário da República”.
A proposta de realizar os eventos surgiu após o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas promovido em janeiro na capital do país com a presença da presidenta Dilma Rousseff. A presidenta convocou todos os ministros a enviarem técnicos e assessores para orientar aos prefeitos recém-empossados sobre adesão a programas e acesso a recursos federais. Segundo a ministra, os encontros estaduais tiveram como objetivo intensificar essas orientações aos prefeitos e garantir que nenhum município fique de fora das parcerias com a União por falta de informação.
A última agenda com os prefeitos aconteceu em Gravatá (Pernambuco), no dia 2 de dezembro. Alguns estados receberam mais de um encontro devido ao número de municípios. Foi o caso de São Paulo (três eventos) e Minas Gerais (quatro eventos).
Em cada região, a programação contemplou temas alinhados às realidades específicas das cidades. Nos municípios do Nordeste, por exemplo, as políticas federais para apoiar os prefeitos na adoção de medidas de combate à seca foram destacadas. As atividades também agilizaram entregas de máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), como motoniveladoras, retroescavadeiras e caminhões-pipa.
Confira o balanço dos eventos por estados e o completo
Fonte: Portal Federativo