Na última terça-feira (19), ocorreu a posse da Comissão Nacional dos ODS, da qual a ABM foi selecionada como representante dos municípios devido à sua trajetória na implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável junto aos governos locais. Na ocasião, a entidade foi representada pelo vice-presidente de Relações Institucionais, Gilmar Dominici, e o internacionalista Rodrigo Führ.
“A ABM participou, com muita honra, da retomada da Comissão Nacional dos ODS. Nós vamos ter a oportunidade de, junto com outras entidades, contribuirmos para que essa agenda se torne realidade em nosso país”, comemorou Gilmar Dominici. Rodrigo Führ, por sua vez, ponderou os desafios na implementação e localização da agenda dos ODS no Brasil. “A maioria dos municípios ainda não tem uma agenda definida”, analisou ao demonstrar o interesse da entidade em capacitar e apoiar os municípios.
O tema fez parte de vários painéis do IV Encontro Nacional de Municípios, realizado no último mês. Durante a atividade, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, destacou a atuação da ABM na pauta: “A ABM foi uma das instituições e organizações brasileiras que fez esse debate durante o ano que tem como prioridade discutir os ODS. Nós estamos instituindo a Comissão Nacional dos ODS, da qual a ABM foi selecionada para participar da reconstrução do nosso país. Este é um projeto que tem que ter a adesão de todos do Governo Federal, dos governos estaduais e, sobretudo, dos municípios brasileiros, porque as pessoas vivem nos municípios, é onde ocorrem os problemas, onde as pessoas moram e as prefeituras são fundamentais nesse processo”, defendeu.