Encontro buscou alinhar projetos e fortalecer a gestão municipal na região pernambucana
A Associação Brasileira de Municípios (ABM) recebeu, em sua sede nesta quarta-feira (27), uma comitiva do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (CISAPE). A visita teve como objetivo estreitar relações e estabelecer uma agenda de trabalhos conjuntos voltados para o desenvolvimento regional dos municípios consorciados.
A delegação do CISAPE foi chefiada pelo seu presidente, o prefeito de Moreilândia/PE, Teto Teixeira, e contou com a presença do secretário executivo do consórcio, Marcelo Coelho da Silva. Pela ABM, o encontro foi conduzido pelo vice-presidente de Relações Institucionais, Gilmar Dominici.
Durante a reunião, foram discutidas as principais demandas da região do Araripe e as potencialidades de uma parceria institucional. A ABM manifestou total interesse em cooperar com o consórcio, oferecendo suporte técnico, capacitações e auxílio na busca por soluções compartilhadas para desafios comuns aos municípios, como a gestão de resíduos sólidos, saúde, educação e captação de recursos.
O CISAPE, que tem sua sede no município de Ouricuri/PE, é integrado por 14 cidades: Afrânio, Araripina, Bodocó, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Lagoa Grande, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade. A atuação em consórcio permite que esses municípios ganhem escala e força para implementar políticas públicas de forma mais eficiente e econômica.
“A ABM enxerga os consórcios intermunicipais como instrumentos fundamentais para o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A chegada do CISAPE é muito bem-vinda, pois demonstra a visão estratégica e proativa desses gestores. Colocamos toda nossa estrutura de conhecimento e nossa experiência à disposição para, juntos, construirmos caminhos que fortaleçam a autonomia e a capacidade de investimento desses dez municípios pernambucanos. Esta é a missão da ABM: somar forças em defesa dos interesses dos municípios brasileiros”, afirmou Dominici.