A Associação Brasileira de Municípios (ABM) esteve presente na primeira oficina para construção participativa da estratégia de implementação do programa Cidades Verdes Resilientes, realizada nesta terça-feira (30), na Câmara dos Deputados. O evento, que contou com a participação da ministra Marina Silva e de diversos atores envolvidos na construção de cidades mais sustentáveis, marcou o início das atividades do Comitê Gestor Institucional, do qual a ABM representa os pequenos e médios municípios.
Representando a ABM, a vice-presidenta de Inovação na Gestão Pública, Solange Brasil, participou da mesa de abertura técnica e destacou a importância da atuação conjunta entre os governos locais e a ciência para enfrentar a crise climática. “Prefeitas e prefeitos lidam com uma variedade de desafios, como saúde, educação e segurança pública. Por isso, é fundamental que programas como esse ofereçam instrumentos para que as gestões locais possam construir políticas públicas voltadas para o fomento de cidades verdes e resilientes”, afirmou.
O programa Cidades Verdes Resilientes, uma iniciativa dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima, das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Inovação, busca aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras diante dos impactos da mudança do clima. A iniciativa visa integrar políticas urbanas, ambientais e climáticas, estimulando práticas sustentáveis e a valorização dos serviços ecossistêmicos do verde urbano.
Desafios e oportunidades
Durante o evento, os participantes discutiram os desafios e oportunidades para a implementação da agenda climática nos municípios brasileiros. Solange Brasil enfatizou a necessidade de fortalecer as capacidades técnicas, institucionais e de financiamento das cidades, além da importância da cooperação federativa e interinstitucional.
A primeira oficina para construção participativa da estratégia de implementação do programa Cidades Verdes Resilientes representa um importante passo para a construção de um futuro mais sustentável para as cidades brasileiras. Ao unir esforços e promover a participação de diversos atores, o programa busca promover a adaptação e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas, garantindo uma melhor qualidade de vida para a população.