Em um período de restrição orçamentária, a procura por recursos para a realização e aperfeiçoamento das políticas públicas nos municípios, em outras esferas de governo e agências de desenvolvimento, tornou-se uma alternativa importante. As fontes de crédito estão disponíveis e acessíveis, exigindo, porém, organização técnica mínima das prefeituras para ampliar a capacidade financeira necessária para a execução de seus projetos.
Partindo dessas premissas é que a ABM estruturou o webinário “Capacitação ABM: Captação de Recursos”, que será realizado no próximo dia 26 de maio (quarta-feira), das 10 às 12 h, e que será coordenado por Hélio de Matos, profissional com experiência em elaboração e acompanhamento de projetos de financiamento para municípios. O evento é uma parceria com a empresa Modernizando Cidades. A TV ABM no Youtube e a página da entidade no Facebook vão transmitir ao vivo.
O roteiro do webinário foi estruturado, segundo Matos, para permitir ao gestor público adquirir uma visão abrangente do tema e o conhecimento das etapas fundamentais para a estruturação de um projeto de captação de recursos. “É importante lembrar que a instituição que oferta o recurso financeiro tem exigências técnicas mínimas e cada projeto tem especificações que precisam ser observados com o rigor para a prefeitura ter sucesso no seu pleito”, diz o especialista, lembrando ainda que no evento “vamos chamar a atenção para esses pontos fundamentais”.
A captação de recursos para as Prefeituras já foi objeto do webinário Debate ABM, realizado no dia 17 de março, quando reuniu representantes de instituições financeira e agências de desenvolvimento, nacionais e internacionais, para apresentar um painel das alternativas de financiamento disponível para os gestores municipais.
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Roteiro da Capacitação ABM: Captação de Recursos:
- Histórico da Captação de Recursos e investimentos nos Municípios brasileiros;
- Plano de Captação de Recursos;
- Levantamento das Necessidades e ou Problemas
- Classificação das necessidades por área (setor de infraestrutura, modernização administrativa, segurança pública, sustentabilidade ambiental e outros)
- Priorização das necessidades
- Alinhamento com o Plano de Governo ou Planejamento Estratégico
- Definição das ações e seu foco
- Elaborar projeto para cada objetivo
- Levantamento das Necessidades e ou Problemas
- Conhecendo o Portal Mais Brasil (antigo Siconvi)
- Principais fontes de Captação de Recursos e suas características mais importantes;
- Instituições financeiras
- Estatais (Federal e Estadual)
- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Federal (BNDES)
- Privadas
- Principais linhas
- Exigências
- Passos para contratação
- Fontes externas: BID- Banco Interamericano de Desenvolvimento e CAF- Banco de Desenvolvimento da América Latina;
- Foco dos projetos e a sustentabilidade financeira dos municípios.
HÉLIO DE MATOS
CEO da Consultoria Modernizando Cidades para projetos de modernização administrativa, captação de recursos e Plano Diretor de TICs http://modernizandocidades.com.br/projetos/
- Pós-graduação – Governança em tecnologia da informação (Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina)
- Graduação em Gestão em Tecnologia da Informação (Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina)
Principais projetos desenvolvidos:
- Elaboração de projetos para captação de recursos PNAFM, PMAT, FINISA, COFIEX entre outros.
- Coordenador da implantação da Central de Atendimento ao Cidadão- Atende fácil de Araçatuba-SP
Criação do modelo de trabalho para atendimento para a primeira fase do Programa Minha Casa Minha Vida, trabalho que recebeu visita da gerência executiva da CEF de Brasília e de representante do Ministério das Cidades.
Reestruturação das TICs da prefeitura Municipal de Araçatuba.
Central integração de comunicação de emergência padrão 911 americana (Araçatuba foi a primeira da América Latina).