Incentivar os municípios brasileiros a debater alternativas para o desenvolvimento econômico local associado a programas de transferência de renda é um dos principais objetivos do ABM Debate: Banco Digital Municipal que a Associação Brasileira de Municípios (ABM) realizará no dia 25 de maio, das 10h às 12 h, pela TV ABM no Youtube.
O webinário será coordenado por Fátima Pacheco, prefeita de Quissamã (RJ), com participações de Adinaldo do Nascimento Santos, prefeito de Indiaroba (SE), e João Joaquim de Mello Neto Segundo, Diretor de Projetos do Banco Palmas (CE) e Coordenador da Rede Brasileira de Bancos Comunitários.
Segundo Eduardo Tadeu Pereira, Diretor Executivo da ABM, o ABM Debate priorizando a discussão do Banco Digital Municipal quer estimular os gestores públicos a desenvolverem projetos que aliem o econômico com o social, utilizando as inovações tecnológicas disponíveis.
“As moedas sociais utilizadas nos programas de transferência de renda e os bancos comunitários são avanços institucionais promovidos pelos governos locais. Queremos destacar esse aspecto e catalisar o envolvimento dos municípios brasileiros na busca de alternativas de desenvolvimento no período pós-covid”, destacou o dirigente da ABM.
Participantes:
Maria de Fátima Pacheco:
Prefeita eleita (2016) e reeleita (2020) em Quissamã, Estado do Rio de Janeiro, município onde trabalha como assistente social concursada e já atuou como secretária de Assistência Social (1998/2004) e vereadora (2005/2012). Mestra em Planejamento e Gestão, presidiu o Parlamento Fluminense de Políticas para as Mulheres (2005/2006), o Fórum de Desenvolvimento Regional (2007/2008), a Associação Estadual de Vereadores Rio de Janeiro (2009/2010) e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (2019), do qual é a atual presidente.
Adinaldo do Nascimento Santos
E prefeito reeleito de Indiaroba (SE). Assentado da Reforma Agrária desde 1999. Liderança do cooperativismo no Estado de Sergipe. Vereador no período 2000 a 2008.
João Joaquim de Melo Neto Segundo
Teólogo, 60 anos, educador popular, líder comunitário, criador do Banco Palmas e da Moeda Palmas (1º Banco Comunitário e 1ª Moeda Social do Brasil Conjunto Palmeira (1998) – Fortaleza-Ce). Diretor de projetos do Banco Palmas. Coordenador da Rede Brasileira de Bancos Comunitários. Diretor institucional da Plataforma E-dinheiro, meio de pagamentos digitais solidários.