No período de 24 a 29 de maio de 2015, a cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais, será a capital do saneamento básico brasileiro. O município receberá a 45ª Assembleia Nacional da Assemae, considerada um dos maiores eventos anuais da América Latina relacionado ao saneamento.
Além da grande participação de municípios, o encontro é referência na qualidade da programação, que reúne os principais especialistas do setor, gestores públicos e representantes da sociedade civil. Em Poços de Caldas, o debate terá como eixo central as políticas integradas com participação social, incluindo a discussão sobre a atual crise hídrica.
São seis dias de atividades, entre oficinas, painéis, mesas redondas, seminários, palestras, apresentação de tecnologias, exposição de trabalhos técnicos, visitas monitoradas e feira de saneamento básico. O primeiro dia do evento, 24/05, será reservado à entrega de materiais aos participantes e à Reunião Ordinária do Conselho Diretor Nacional da Assemae.
Na segunda-feira, 25/05, os debates começam pela manhã com o painel “Saneamento Ambiental e a Construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano”. Durante a tarde, a programação se divide em três seminários distintos, que debaterão o “Sistema de Informações Municipais de Saneamento Básico”; os “Consórcios Públicos e as Tecnologias para Resolução do Passivo Ambiental dos Resíduos Sólidos”; e os “Bancos de Projetos para Captação de Recursos de Água e Esgoto”.
Ainda no dia 25/05, haverá espaço para uma mesa redonda relacionada ao saneamento rural e também a apresentação de experiências exitosas sobre a importância das comunidades na gestão dos sistemas de dessalinização e das unidades demonstrativas do Programa Água Doce. A abertura oficial da 45ª Assembleia Nacional da Assemae ocorrerá às 18h e a feira de saneamento 2015 será lançada às 20h.
Na manhã de terça-feira, 26/05, a crise hídrica no Brasil será o centro das discussões. No período da tarde, o público poderá participar de oficina sobre as tecnologias para diagnóstico de perdas na macro e micromedição, além de seminários e mesas redondas abordando assuntos como: eficiência energética e redução de perdas de água; Plano Nacional de Segurança Hídrica; implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico; desburocratização do acesso aos recursos destinados ao setor; coleta seletiva, logística reversa e destinação adequada dos rejeitos.
O tema central do evento “Saneamento Ambiental: políticas integradas com participação social” iniciará a programação da quarta-feira, 27/05. Em seguida, será a vez de uma nova rodada de seminários, oficinas e mesas redondas, cujos temas passam pela implementação de programas para gestão da qualidade; prestação dos serviços de saneamento em regiões metropolitanas; avaliação do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab); política tarifária e orientação comercial na gestão; processo de seleção para acesso a recursos do setor; e riscos da privatização no saneamento básico.
Na quinta-feira, 27/05, a programação se concentra pela manhã, com atividades destinadas ao debate das tecnologias para o desenvolvimento de novos reservatórios; política de educação ambiental; contaminantes emergentes nos recursos hídricos; modelos de regulação no saneamento básico; além das diferenças entre autarquias e empresas públicas. A última atividade do dia será a Assembleia Geral da Assemae, que vai eleger a nova diretoria nacional da Entidade para o mandato de 2015 a 2017.
Encerrando ao evento, na sexta-feira, 29/05, os participantes terão a oportunidade de participar de visitas técnicas monitoradas até a Estação de Tratamento de Água São Benedito (ETA I) e a Usina Hidrelétrica Municipal Engº Pedro Affonso Junqueira (Antas I).
As inscrições para a 45ª Assembleia Nacional da Assemae estão abertas pelo site (www.assemae.org.br/assembleianacional). Ao realizar o cadastro, o participante recebe uma senha de acesso, que lhe permite solicitar a emissão da segunda via de boleto ou o recibo de pagamento. Após a Assembleia, também será possível emitir pelo sistema o certificado de participação.
A inscrição antecipada oferece uma série de benefícios, como descontos especiais e a oferta do “Passaporte Assemae”, um documento para acesso imediato ao evento. Por meio dele, o participante não precisará passar pela secretaria, o que possibilita mais organização e agilidade no atendimento ao público. Os participantes inscritos também terão como cortesia o traslado (transfer) do aeroporto de Campinas (SP) até o município de Poços de Caldas (MG), e vice-versa.
APRESENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS
Dentro da programação da 45ª Assembleia Nacional da Assemae, também haverá espaço à apresentação de tecnologias. Os expositores que participam da Feira de Saneamento terão até 30 minutos para demonstrar as inovações em seus produtos, processos ou equipamentos, debatendo com os participantes sobre a importância da tecnologia na melhoria dos serviços. As apresentações ocorrerão nos dias 25, 26, 27 e 28 de maio.
19ª EEMS
A 19ª Exposição de Experiências Municipais em Saneamento (EEMS) é uma oportunidade para a troca de experiências e de informação entre os serviços municipais de saneamento básico e os pesquisadores do setor. As apresentações dos trabalhos técnicos serão realizadas nos dias 25, 26 e 27 de maio, como parte da programação da 45ª Assembleia Nacional da Assemae. O autor do melhor trabalho oral ganhará uma viagem internacional para participar de evento relacionado ao saneamento básico.
FEIRA DE SANEAMENTO
Um dos destaques da 45ª Assembleia Nacional da Assemae será a Feira de Saneamento 2015, que reunirá os principais fabricantes e fornecedores de materiais e serviços de saneamento básico do Brasil. Durante os cinco dias do evento, o público poderá visitar os 61 estandes da Feira e acompanhar as novidades do setor.
SERVIÇO
O que: 45ª Assembleia Nacional da Assemae
Quando: 24 a 29 de maio de 2015
Onde: Palace Casino, Poços de Caldas (MG)
Informações: (61) 3322-5911
Site: www.assemae.org.br/assembleianacional
Acesse a programação completa aqui