Ao receber o título de sócio emérito da Associação Brasileira de Municípios (ABM) em solenidade realizada na noite de quarta-feira (25), o ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, ressaltou a importância da luta pelo municipalismo brasileiro no sentido de melhorar a capacidade de trabalho das prefeituras.
A entrega do título foi feita pelo presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, que veio ao Acre especialmente para a solenidade realizada na sede da Associação dos Municípíos do Acre (Amac) com a presença do presidente da entidade e prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, o senador Aníbal Diniz, a família de Raimundo Angelim, ex-secretários e secretários da Prefeitura de Rio Branco e amigos do homenageado.
“Esse título aumenta minha responsabilidade porque é um convite para arregaçarmos as mangas e enfrentarmos juntos os desafios para o municipalismo brasileiro. Uma questão é a dívida dos municípios, melhorar as negociações para que a capacidade de trabalho das prefeituras não seja esgotada. Há uma desproporcionalidade entre as demandas da sociedade e a capacidade operacional das prefeituras bem como os recursos disponíveis então solucionar essa equação é um grande desafio. E a minha vida é tocada por desafios, eu me apaixono por desafios”, disse Angelim.
Angelim destacou também que o Congresso Nacional precisa atuar de forma mais efetiva no aumento das transferências constitucionais para os municípios, além de articular os recursos subsidiados para que se possa capacitar a mão de obra local. “É triste a realidade de muitos municípios aqui do Acre, por exemplo, que não tem sequer um contador, um engenheiro, um profissional e, assim, as prefeituras ficam a mercê de técnicos que não conhecem a realidade local e, da mesma forma, eu creio que muitos municípios pelo Brasil afora passam por esse problema”, lembrou.
De acordo com Eduardo Tadeu, o título de sócio emérito, ora entregue, trata-se de um reconhecimento de também de um convite para que Angelim possa emprestar sua experiência bem sucedida em duas gestões consecutivas frente a Prefeitura de Rio Branco para outras prefeituras, por meio da ABM.
“O Angelim é um profundo conhecedor dos desafios enfrentados pelos municípios e por isso lutas como a do Pacto Federativo, que precisam ser aprimoradas, tem de contar com essa experiência. Para se ter uma ideia, de 1988 para cá os municípios foram assumindo cada vez mais funções, cada vez mais serviços foram sendo municipalizados e os recursos não aumentaram na mesma proporção.
Um dos propósitos da ABM é melhorar a capacidade de gestão dos municípios, capacitar técnicos e técnicas para que as prefeituras realizem uma boa gestão com os recursos que tem. Para isso estamos desenvolvendo em parceria com o SEBRAE um sistema público de capacitação dos gestores municipais, através de parceria com as entidades estaduais ”, ressaltou Pereira.
Legado da Amac – Já o prefeito Marcus Alexandre, lembrou a importância do trabalho da Amac. “É um legado muito importante do trabalho e da dedicação do ex-prefeito Angelim que muito nos orgulha. Ele convenceu os demais prefeitos que era hora de ter uma só entidade que de fato representasse as prefeituras, que não olhasse as cores partidárias, mas funcionasse pra ajudar os municípios no seu dia a dia do ponto de vista técnico. Além disso, por onde a gente olha na nossa cidade tem a marca do trabalho realizado do prefeito Angelim então esse reconhecimento da ABM é mais do que justo”, destacou.
O senador Aníbal ressaltou os reflexos da boa política. “Uma atividade como essa em noite de quarta-feira, em plena de Copa do Mundo, reforça o sentimento de que nós não podemos nos distanciar da boa política porque nos proporciona a oportunidade de termos experiências maravilhosas. E em relação ao Angelim, essa homenagem é muito merecida e é por isso que eu tenho muito orgulho de fazer política por todas as escolhas acertadas que nós temos feito”, comentou..
Por fim, o ex-prefeito Raimundo Angelim destacou o trabalho realizado em equipe e a gestão participativa com a comunidade. “Essa não é uma homenagem ao Angelim, mas a toda uma equipe desde o prefeito ao gari, aos secretários. Uma equipe fantástica. Foi um trabalho coletivo”, concluiu.