Os gestores municipais terão a oportunidade de conhecer quais as alternativas que as prefeituras poderão acessar para financiar suas políticas públicas prioritárias, em um momento de restrição econômica. Essa é a proposta do webinário ABM Debate: “Captação de recursos: quais as alternativas para os municípios hoje? que a ABM realiza na quarta-feira, dia 17, a partir das 10 h. O evento reúne especialistas e dirigentes de importantes instituições de crédito e de fomento. Será transmitido no Youtube pela TV ABM.
O tema Captação de Recursos: Quais as alternativas para os Municípios hoje? está na agenda das prefeituras brasileiros. O desempenho econômico do país em 2021 é uma grande interrogação que impacta a capacidade de arrecadação das prefeituras. Assim, pensar alternativas para o financiamento das políticas públicas municipais é “uma necessidade concreta na conjuntura econômica”, pondera Gilmar Dominici, Secretário Executivo da ABM.
O evento reunirá em dois painéis a participação consultores, especialistas e dirigentes de instituições financeira e de fomento. A representatividade e qualificação dos expositores propiciará o conhecimento das linhas das instituições e as possibilidades que cada uma oferece aos gestores municipais. Assim como o detalhamento de temas que ganham relevância na atualidade como as emendas parlamentares.
Serão dois painéis de exposições.
Painel 1:
10h10 – Gabrielle Lourenço, consultora. Tema: A configuração das emendas parlamentares e a construção do plano de convergência municipal.
10h20 – André Ferraz, consultor. Tema: Planejamento e estruturação de operações de antecipação de receita de royalties de petróleo e participações especiais pelos municípios.
10h30 – Adriano Borges Resende, Diretor Executivo de Serviços de Governo da Caixa Econômica Federal. Atua na CEF desde 1990, foi Superintendente Regional em São Paulo, Ponta Grossa (PR), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).
10h45 – Luiz Corrêa Noronha, Diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Painel 2: Possibilidades Internacionais
11h00 – Jaime Holguin, Representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) no Brasil. Atuou como Executivo Principal de Desenvolvimento Social e Diretor de Projetos de Desenvolvimento Social na Região Sul. Formado em Bogotá, exerceu importantes cargos em diferentes ministérios da Colômbia, como o da Fazenda e Crédito Público, da Educação Nacional e do Desenvolvimento Econômico.
11h15 – Guenther Wehenpohl, Diretor de Projetos da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
11h30 – Philippe Orliange, Diretor Regional da AFD Brasil – Argentina da Associação Francesa de Desenvolvimento (AFD).
A inscrição já está disponível para os interessados e pode ser realizada pelo link https://abm.org.br/abm-debate-17-03-2021/